quarta-feira, maio 09, 2007

Como parecer um Secretario de Estado da Educação















Como parecer um Secretario de Estado da Educação:

1) Faça sempre os seus textos e exposições utilizando o maior número possível de palavras que não façam sentido em qualquer outra área do conhecimento e invente algumas expressões com palavras que não constem nos dicionários.

2) Nunca expresse com palavras simples qualquer tipo de conceito ou acção. Onde um mortal diria “ Aperte esta porca ao máximo” deverá dizer: “Deve procurar um enroscamento do elemento de sujeição mecânica, procurando que este logre o mais elevado nível de apertamento que as suas condições físicas, ambientais e sociais permitam.”

3) Caso escreva livros acerca de pedagogia, recorde-se que depois do primeiro, todos devem incluir no capitulo de bibliografia consultada e/ou recomendada as suas publicações anteriores.

4) Se reunir com os Pais, culpe os professores.
---Se reunir com os alunos, culpe os professores.
---Se reunir com pais alunos e professores, culpe o sistema e as anteriores reformas que apoiou mas que eram de governos anteriores ao seu e (claro) culpe os professores também.
---Cite sempre exemplos de outros países em que a situação é boa no que toca ao ensino mas que são realmente governados, ao contrário do que por cá acontece.

5) Considere-se capacitado para falar acerca de qualquer área do conhecimento como se dela fosse especialista: Pedagogia, Organização e Administração Escolar, Metodologia de Ensino (de qualquer área), Psicologia, Sociologia, Filosofia, Antropologia, História, Geografia, Ed. Cívica, Línguas e Literaturas, Oratória, Técnicas de Estudo, Administração Empresarial, Marketing, Rei-Ki, Semiótica, Linguística, Boxe, Hata-Yoga, Urologia, Nin-Ji-Tsu e Marroquinaria.

2 comentários:

r disse...

Deve, ainda, estar habilitado a dissertar sobre os seguintes conceitos:

Projecto

Flexibilização currícular

Reforma-decreto

Profissional do ensino

Morangos-Com-Açucar-e-a-Escola-Pública

Ensino-aprendizagem-em-versão-televisiva-Eduardo-Sá

«Pronto-a-vestir de tamanho único»

Infantilização-em-versão-ele-faltou-vou-substituir

Estudo-Acompanhado-é-Hiper-Mega-Fixe

SA disse...

muito bem visto esse perfil... está la tudo