terça-feira, maio 15, 2007

Amadores



















-Estou farto de amadores, de aficionados e de carólas.
-Se repararmos bem uma grande parte das actividades necessárias ao nosso progresso são exercidas por este tipo de gente sem preparação, sem formação específica e sem competência para fazerem aquilo que fazem nas condições em que o deviam fazer. Em suma são todos amadores.
-Deveria existir um movimento de consciencialização social, apoiado por uma politica governamental, que fosse coerente, para acabar com este estado de coisas sobretudo nas seguintes áreas:

Corrupção – Porque é tão difícil, por vezes tão trabalhoso para as polícias descobrirem o culpado de um crime deste tipo? -Simples. Porque se trata de corruptores e corruptos amadores, que pelo simples facto de terem outras ocupações conseguem manter-se no anonimato. Ocultam-se por detrás de ocupações como deputado, administrador de empresa (pública ou não), vereador, director de departamento, construtor civil, presidente de clube, arbitro, etc. Deste modo escapam quase sempre invocando o sigilo bancário e outras manobras processuais essas sim eficazes por serem levadas a cabo por excelentes profissionais que são os advogados.

Condução Todos sabemos bem as assustadoras taxas de acidentes de transito de que padece este nosso país. Se cada família, a exemplo do que já acontece com os altos (e menos altos) dignitários de cargos públicos, possuísse um carro do Estado com motorista profissional, os números de acidentes, feridos, mortos e incapacitados diminuíram rápida e eficazmente

O vandalismoQualquer garoto, filho de um qualquer vizinho, tem a capacidade de escrever símbolos ilegíveis, frases com erros crassos, estúpidas declarações de amor à Sónia do 6ºE e outras imbecilidades semelhantes em todas as paredes brancas que encontra. Isto, além de revelar a ileteracia graçante, resulta também num caos visual pouco mais que asqueroso. -Eu proponho que se contratem escritores de renome e artistas plásticos que assim contribuiriam para o alargar da nossa cultura e para a expansão da nossa língua; Isto para além de lhes garantir emprego e rendimento fixo.

Solidariedade SocialQuantas serão (não creio que haja quem saiba) as instituições de solidariedade social existentes? Todas as áreas, todas as causas, todos os ideais tem pelo menos duas destas instituições. No entanto, se olhar-mos à nossa volta o que verificamos é que estes amadores nada resolvem: a pobreza é gritante, os excluídos aumentam de dia para a noite e a única coisa que temos em excesso são as carências sociais. Somos abalroados por miríades de peditórios, por mil bugigangas que nos querem vender, por comida que nos cravam à entrada dos supermercados onde vamos a contar os tostões para comer o resto do mês. -Aqui, convenhamos, já existem alguns profissionais. Gente que é paga e bem paga para organizar as actividades que numa sociedade a sério seriam encargo do Estado por que é esse o seu papel em termos de politica social e assistencial. Mas não, os amadores convencem-se que fazem muito por todos e libertam o Estado das suas básicas obrigações, enquanto que os profissionais se não fossem essas obras de assistência, recorreriam eles próprios às obras de assistência. -Se todos fossem profissionais outro galo cantaria.


PoliticaSe aqueles que se dedicam ao exercício da actividade politica, desde o Presidente da Republica, ao mais recôndito autarca possuíssem uma licenciatura (que não da Independente, claro), um doutoramento ou até mesmo um bacharelato em administração, Ciência Politica, e Filosofia tudo correria bem melhor. Em vez disso somos governados por advogados, engenheiros (e alguns sabe-se lá), biólogos e toda uma cáfila de amadores e incapazes. -Mais a mais, se fosse como eu proponho, iríamos livrar-nos de preguiçosos (porque um doutoramento dá trabalho), de oportunistas (porque os estudos levam tempo), de incultos (sempre aprenderiam algo) e de todos esses “amadores" que tanto nos têm prejudicado, pois ainda hoje haviam de andar a coçar as cadeiras da faculdade.

1 comentário:

SA disse...

o problema é que muitas vezes nem sempre são os mais capazes a ocupar os cargos mais exigentes, é o império da cunha infelizmente