quinta-feira, janeiro 19, 2006

República ???









-Tinha prometido a mim mesmo que não voltaria a falar nas eleições presidenciais, mas está-me a custar.

Custa-me ver um Dr. Mário Soares a fazer jus ao nome do seu boneco na contra-informação: a dar-se “só ares” de grande combatente da liberdade e único português com capacidade real de ser presidente, achincalhando todos os outros candidatos para lá do aceitável ainda que na contenda politica de campanha.

Custa-me ver um Dr. Francisco Louça, sempre do alto do pedestal a que ele próprio se guindou, a exibir a verborreia de homem politicamente culto e único detentor da verdade; Censor encartado da restante da humanidade que não pense como ele diz que pensa, sempre em busca de assuntos novos de que possa fazer declarações inflamadas.

Custa-me ver um Sr. Jerónimo de Sousa, a fazer uma campanha de charme ao fiel eleitorado comunista, para que se mantenha fiel e a repetir uma cassete que embora de imagem renovada, em formato DVD, se encontra gasta e ao mesmo tempo tentando as simpatias da restante esquerda em geral.

Custa-me ver o Dr. Manuel Alegre, armado em vitima a explorar a receita da traição que lhe rendeu o arranque inicial e a insistir na técnica da auto-vitimização. Gritando roucamente contra tudo o que sempre defendeu e de onde, ao contrário do que diz, não se afastou mas sim, foi afastado.
Tantos anos de militância partidária deram-lhe para ver, apenas após ter sido desancado pelos do seu próprio partido, todos os males do mundo no sistema partidário em que até então sempre se manteve.

Restam-me por exclusão de partes dois candidatos.

O Professor Cavaco Silva, que considero ter sido um excelente primeiro-ministro e um homem de invulgar objectividade e de princípios. Tem sabido gerir a sua campanha sem ser soez nos ataques e pautou-se sempre pela educação e pela explanação das suas ideias. Censuro-lhe no entanto a premeditação recente, a falta de lealdade e o respeito que um politico deve ter sempre presente pelos que o apoiaram.

O Dr. Garcia Pereira, candidato quase inesperado que tem feito uma campanha incomparavelmente menor que todos os outros por escassez de meios mas que tem sabido usar a coerência de ideias e a mais pura lógica argumentativa mantendo-se afastado de falsas polémicas e do insulto daninho. Conheço-lhe no entanto as circunstancias de vida e essas são manifestamente incompatíveis com o que prega.

Confesso que não sei o que farei, mas farei com certeza alguma coisa no Domingo. Não coloco sequer a hipótese de não votar, nunca o fiz apesar de discordar do sistema e do regime, mas isso são as minhas ideias e exijo para elas o respeito que tenho pelas dos outros.
Talvez vote em branco, talvez volte aqui a falar de politica mas é In-Provavel.

Que o Povo decida, que eu saberei respeitar a sua decisão. Assim o saibamos todos.

Rui

1 comentário:

Arruda disse...

Meu Caro Rui

Cavaco Silva teve um bom 1º mandato e um desastroso 2º mandato.
No tempo da AD de Sá Carneiro foi tão mau ministro das finanças que Sá Carneiro teve de diplomáticamente o afastar e eu que estive metido nas estruturas da AD, representado nessa altura o PPM bem me lembro disso. Quando Cavaco saíu do governo dessa altura o País entrou numa grande crise económica que durou anos e que levou a ter de se recorrer ao FMI.

Meu caro, consulte a imprensa desse tempo e dos anos seguintes à AD, pense e tire as suas conclusões que calculo não ficarem muito longe das minhas.

Saudações