quarta-feira, janeiro 25, 2006

Favores & Companhia Ilimitada










-
Detesto quando alguém me liga para pedir um favor e não me diz logo o que pretende: “Olha estou a ligar-te para te pedir um favor, quando é que podes tomar um café para falarmos?” Porque não desembucham logo? Porque não me perguntam se quero beber um whisky ou uma cerveja? Porque não me perguntam se me apetece vê-los e ouvi-los?

-Depois há os favores que podem ser favores pequenos ou favores grandes. Sei sempre se o que me vão pedir é grande ou pequeno, pelo tempo que a pausa entre o anuncio da intenção de pedir e o e o pedido propriamente dito duram: “Bem o que te queria pedir era…(3 segundos) que me desses o numero de telefone de..”-favor pequeno. “Bem o que te queria pedir era…(8 segundos) que metesses uma cunha aquele teu amigo para…-favor grande. É isso mesmo, quanto maior a pausa maior o incómodo que se avizinha, seja para fazer o favor ou para encontrar um modo de recusar fazê-lo.
-Já me tem acontecido fazer favores a gente que depois me diz: “Pá… obrigado, mas já resolvi a coisa de outro modo”. Dá-me sempre vontade de lhes bater no mínimo, mas ainda não o fiz, limito-me a aguardar o próximo pedido para poder responder com um rotundo e sonante “NÃO”.

-Em Portugal a prática do favorzinho, do jeitinho e da cunhazita (sempre acompanhados pelo diminutivo), são tão tradicionais como o folar de Bragança, as tripas à moda do Porto, o presunto de Barrancos, as pataniscas de Lisboa, as açordas Alentejanas ou o queijo dos Açores. Quem os não pede ou não os pratica é ou estrangeiro ou um elemento deslocado e associal para os restantes indígenas.

Rui

1 comentário:

NakBrain disse...

Faz-me um favor... (120 segundos) continua, pois gostei muito do teu blog. Será este um grande favor?
Visitarei mais vezes este teu blog, pois achei-o muito interessante. E quanto aos favores, há também aqueles que constantemente nos pedem favores mas quando a coisa fica ao contrário muda de figura...
Obrigado por visitares o meu blog e comentares. Fica bem.