terça-feira, janeiro 10, 2006

O Cisne aprende a nadar


Imagem adaptada de uma de origem, para mim, desconhecida.








-A natação não é como outros desportos algo natural para toda a gente; Correr, marchar ou pedalar são actividades que facilmente se dominam, uma vez que são naturais no ser humano tem a ver com o equilíbrio que nos é natural enquanto espécie.

Na natação é necessária grande coordenação de movimentos e vontade de aprender a conquistar o mundo da água.

-Nadar, é feito na posição horizontal que para muita gente não é uma posição natural para exercer qualquer tipo de esforço coordenado. (nada de bocas!)

-Os iniciados tendem a ficar algo desorientados e a sentir medo de cair quando tal não acontece; Sempre recomendei que se imaginassem sobre um colchão suave e confortável. Ainda nesta analogia, recordemos que quando nos preparamos para adormecer, o nosso corpo deve estar relaxado e os músculos soltos. É precisamente isto que devemos sentir para que possamos flutuar e a partir daqui iniciar o processo de habituação ao meio aquático.

-Mas o maior inimigo de todos é o medo, desenvolvido pouco após o nascimento é ele que nos faz actuar receosamente num meio que ainda não dominamos. Mas convém não esquecer que a água é nossa amiga e que muitos antes de nós, aprenderam a dominar o processo da natação.

-E nós já aprendemos tanta coisa nesta vida que antes nos assustava e que agora dominamos na perfeição. Lembrem-se de como aprenderam a andar.

Nota: A aprendizagem da natação deve ser sempre acompanhada por alguém com experiência comprovada de ensino e não dispensa em nenhuma circunstância a rigorosa observância de todas as normas de segurança. Nadar é o domínio de uma técnica e não do meio onde essa técnica de locomoção é praticada. Nunca se deve confiar na perícia arriscando a própria vida e colocando as de outros em perigo por isso.

Rui

Sem comentários: