-Tendo nos últimos dias recebido vários emails solicitando a dação de diversos tipos de sangue venho desaconselhar a difusão deste tipo de emails, dado que o Instituto Português de Sangue já por várias vezes tem salientado o seguinte:
-O INS possui a todo o tempo reservas de sangue suficientes para este tipo de situações e até para outras de gravidade e ocorrência elevada.
-Não existe nenhum tipo de sangue "raríssimo", apenas menos usual e as suas necessidades encontram-se supridas; caso tal não ocorresse o INS tem à sua disposição um banco de dados que lhe permitiria com celeridade contactar dadores comprovados de qualquer tipo sanguíneo e obter o referido sangue sem necessidade de apelos públicos.
-O INS tem ao seu alcance meios próprios que não hesitaria usar para pedir ao grande público a resolução urgente de um problema semelhante.
-Este tipo de apelos são falsos, mal intencionados e apenas se destinam à obtenção de endereços de E-mail para fins comerciais, vulgo SPAM (correio não solicitado)
No entanto, e como o sangue é um bem escasso, todos os voluntários podem fazer a sua dádiva no IPS. Nunca é demais.
1 comentário:
Ora, aí está um aviso pertinente. De facto, nunca tinha pensado no assunto dessa forma. Há que ter muito cuidado com o lixo informático...
Até com o sangue brincam...
Enviar um comentário