sábado, setembro 24, 2005

Mecanissices






Sempre me perguntei o porquê de em quase todas as oficinas mecânicas existirem em razoável profusão calendários de mulheres nuas. Elas são loiras, morenas, ruivas da década de sessenta e setenta. Muitas são copias mal urdidas da miss Agosto da Playboy e de outros meses, a encimarem uma espécie de anúncios a casas de peças de escape e outras partes de “mecanicisses” em ninguém nunca repara.. Aliás a quantidade é tal que penso que ninguém repara sequer nas donzelas semi-nuas em poses vulgares e sempre iguais a que só varia o cenário por detrás.

Será que se pretende um efeito decorativo para esconder a sujidade de óleo e/ou tinta? Ou é suposto serem homens, os clientes exclusivos das oficinas e se pretende insinuar algo deste género: “Nós somos melhores do que a oficina ao fundo da rua porque os nossos calendários são melhores”?

Já pensei se os mecânicos e afins, todos os dias fariam uma pausa quando já muito cansados da sua labuta, para se reunirem em frente aos calendários ou cada um frente ao seu e por entre duas goladas de cerveja aberta contra a bancada de trabalho, comentarem a focagem da foto, a imaginação do cenário, a qualidade rara dos têxteis com que destapam as meninas, ou a excelente forma física delas. Mas francamente não me parece.

Sem comentários: