terça-feira, setembro 13, 2005








Eu acredito em Deus. Eu acredito na existência de algo que desconheço, algo inquestionável e absoluto mas tenho a convicção profunda da sua existência. Acredito num Deus único independentemente do nome que Lhe dão ou dos ritos que Lhe dediquem. Tenho os meus ritos e respeito os dos outros. Mas não tenho o “meu” Deus, tenho Deus apenas.
Acredito no Deus bom, que nos deu o livre arbítrio, e que zela apenas superiormente por nós, como um pai compreensivo que não interfere na vida dos seus filhos a quem compreende e perdoa.

Costumo dizer meio a brincar, que todas as religiões são boas se respeitarem a vida no sentido mais lato, as outras religiões e até quem não crê em nada.

Esse Deus em que creio acreditar, parece ter nascido comigo em vez de me ter sido ensinado, parece existir em mim antes ainda de eu existir.
Quando leio ou releio a Bíblia, (e poucas vezes o faço), leio-a como se lesse um livro normal. Um livro de princípios e não de obrigatoriedades. Um livro onde se mistura história, crença, ensinamentos morais e lendas e não como algo estrito que se deva seguir obrigatória, exacta e cegamente. E no entanto sempre me fascinou nas suas descrições, nas suas histórias, nos seus relatos e ensinamentos.
Rezo tal como aprendi a fazer mas como também me ensinaram, falo com Deus como se falasse com um bom amigo, com intimidade e confiança. Sempre que alguém me ensinou a fazê-lo de outro modo, respeitei a sua crença e rezei do modo como então me ensinaram. Já rezei em vários templos de diferentes ritos, praticas e religiões e falei sempre com o mesmo Deus por palavras cânticos ou rituais diferentes. Respeito todos símbolos, e todos aqueles que os não usam mas que os respeitam. Acredito em Jesus e em outros profetas como acreditam aqueles que apenas crêem nos seus profetas.

O meu Deus não tem raça, credo cor ou convicção. Não tem nacionalidade ou território. Não castiga, não recompensa mas não exclui. Estará dentro de cada um como O sinto dentro de mim, como sinto os ensinamentos e convicções que possuo em mim. Acompanhando-me sem nunca me empurrar mas também não me amparando as quedas que eu escolhi cair. Ajuda-me a procurar e respeitar a verdade e os valores em que acredito e por isso, a respeitar os valores dos outros ou a buscar pontes que nos unam e não vales que nos distanciem.

No entanto e apesar de tudo, não respeito os que não respeitam os outros, os que não crendo ou crendo de modo diferente tentam converter quem não pensa do seu modo ou insultam quem acredite em algo diferente de si. Aqueles que dotados do que julgam ser as únicas certezas, ofendem e maltratam os que não pensam do mesma maneira. Os que berram em nome da tolerância e insultam de modo intolerante.

"Não sei o que me enoja mais: se a beatice tonta da direita que aproveita a religião para fins eleitorais se a demagogia bacoca duma esquerda que trata aos católicos como anormais profundos. "


( Desconheço o autor. A frase chegou-me assim )

Rui

Sem comentários: