terça-feira, novembro 07, 2006

Natal Comercial









-Desde há alguns dias que todos os centros comerciais deste país, todas as montras das ruas mais movimentadas, todos os supermercados, todas as lojas de 1,5€ e lojas de chineses se ornamentaram de enfeites natalícios. Isto apenas pode significar uma de duas coisas: ou a recente mudança de hora lhes deu cabo do último neurónio e já não sabem a quantas andam ou o Menino Jesus este ano nasce de sete meses. Seja qual for o caso este adiantar de datas só nos pode trazer problemas. Se começamos a celebrar o Natal em Setembro qualquer dia celebramos o S. João em Maio, o dia do trabalhador em Fevereiro, o Carnaval em inícios de Janeiro e porque não a passagem de ano na segunda quinzena de Setembro. Tenho sobretudo pena dos reis magos, vêm lá do oriente e chegados cá dão com a festa feita e com o nariz na porta, porque com certeza ninguém se lembrou de os avisar da antecipação comercial do Natal. E que dizer do Pai Natal? Se tem o azar de apanhar um dia dos de Verão de S. Martinho, com as suas vestimentas para o frio, vai ser bonito vê-lo a suar as estopinhas ou pior, a dar-lhe alguma coisinha má com tanto calor:

“Mamã, mamã, fui dar um mergulho na piscina e está lá ao lado o Pai Natal desmaiado.”

“ Não será o teu pai que já está com um grão na asa esta hora?”

-Entretanto as confeitarias vão ter que se desunhar para conservar o Bolo-Rei que com o calor vai ver estragarem-se-lhe as frutas.
-Penso mesmo que os únicos a quem a medida vai sair benéfica, vão ser as crianças. Pelo menos por uma vez na vida vão ter que se comportar bem, menos dois meses e na antiga altura do velho Natal, já vão poder deitar fogo às cortinas, atirar o Telemóvel da mãe pela sanita e colocar a dentadura do avô ao cachorro, sem receios de maior.

-Entretanto vou tentar fingir-me cego, surdo e estúpido a estas alterações de calendário de festas e mais uma vez vou tentar não jantar com os chatos do costume.

2 comentários:

Ana disse...

É sempre assim. Não há como evitar. As compras já nos chamam.. Malditas! *

Anónimo disse...

Depois do mês de Agosto, é a época mais parva do ano!