sexta-feira, novembro 03, 2006

DITADOR 1 (Kim Jong-Il)


PYONGYANG,COREIA DO NORTE–Depois de recentemente ter concordado regressar às negociações com a ONU acerca da não proliferação nuclear, o líder norte-coreano Kim Jong-Il condenou hoje o nascer do sol; Na ocasião em que fez esta declaração aos microfones da rádio nacional, apelidou o nascimento do sol como “Um acto hostil, planeado deliberadamente pelos E.U. e pelos seus aliados, inimigos do grande povo norte-coreano” declarando também tratar-se de “um claro não provocado e ostensivo acto de guerra”.
-Também de acordo com fontes militares norte-coreanas, o nascer do sol teria sido avistado cerca das 07:02 (hora de Lisboa), por uma patrulha militar junto ao paralelo 38, a fronteira sul deste país. Segundo as mesmas fontes apenas uma hora mais tarde foi possível confirmar de que se tratava na realidade, tendo imediatamente o presidente Kim enviado uma nota de aviso aos E.U.A. e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas em que denunciava a sua “condenação nos mais fortes termos de mais este acto de agressão imperialista externa, não aceitável.” Tais actos têm, segundo a agência noticiosa norte-coreana “como base as águas japonesas e caso se repitam nas próximas 24 horas, não deixarão outra solução que não seja a retaliação com todo o imenso poder das magníficas forças populares da Coreia do Norte.”
-Recordemos que recentemente havia sido proposto pelo Japão no Conselho de Segurança das Nações Unidas um conjunto de sanções económicas que previam nomeadamente o bloqueio às exportações norte-coreanas de arroz e ao envio de perucas ridículas para este país. Tal facto poderá estar na base das violentas declarações de Kim Jong-Il.
-Apesar da China ter anunciado que tais declarações não têm o peso que se tem pretendido atribuir-lhes, a Casa Branca marcou já uma conferencia de imprensa em que Condoleezza Rice anunciará a posição oficial americana quanto a estes desenvolvimentos recentes.

Sem comentários: