José (o "Zé") Sá Fernandes
__________________________________________
O Bloco de Esquerda retirou-lhe a "confiança politica".
Estranho, eu nunca o achei confiável!
Era de esperar.
Afinal este é um sinal, mais que evidente, de que aquilo que marca a diferença entre o BE e os restantes partidos é : ABSOLUTAMENTE NADA!
Na altura da tomada de posse deste executivo camarário chamei-lhe um "saco de gatos"... afinal sempre era.
(Ver AQUI)
quinta-feira, novembro 27, 2008
O Bloco de Esquerda é um partido diferente ?
Postado por Unknown at quinta-feira, novembro 27, 2008 2 comentários
sábado, novembro 22, 2008
Curso de Escrita Criativa - GRÁTIS
Aprenda a ser um "Escritor/a" em seis passos ou: Escrever bem em seis lições
_______________________________
Primeiro passo: Adiar.
-Quando finalmente tomamos a decisão de escrever acerca daquela ideia fabulosa que nos chegou de repente de algures desconhecidos e sem avisar que vinha, entramos na primeira fase da escrita criativa e que vulgarmente se traduz por um ou vários destes pensamentos:
“Amanhã sem falta vou escrever acerca disto.”
“Ainda não estou suficientemente inspirado.”
“Preciso fazer mais alguma pesquisa sobre o assunto.”
“Agora não tenho tempo suficiente para escrever.”
“Bolas! Tenho o arroz a queimar.”
-Quando estas frases estiverem tão intimamente ligadas ao seu modo de pensar que lhe saiam tão naturalmente como o acto de respirar então estará preparado para o segundo passo.
Segundo passo: Folha em branco ou cursor a piscar.
-Senta-se frente ao monitor ou a uma folha em branco sem ter ainda a mais ínfima ideia acerca do que realmente irá fazer. Toma três cafés, vai ao frigorífico buscar duas cervejas ou um pacote de bolachas de chocolate; Bebeu umas, comeu as outras e constata que está no mesmo preciso ponto em que estava 2 horas atrás quando olhou pela primeira vez a ponta da esferográfica ou o cursor a piscar. Toma a férrea decisão de que irá colocar em palavras aquele pensamento que lhe inspirou toda esta vontade de escrever.
-Depois de mais uma hora em que escreveu cinco frases idiotas e mal construídas com que não dizia nada e as apagou vezes sem conta está pronto para o passo que se segue.
Terceiro passo: Sentimento de Culpa.
-Por esta altura (se tiver feito tudo correctamente) deve estar a interrogar-se sobre a sua capacidade para escrever algo mais do que recados em POST IT’s para colar na porta do frigorífico. A sua paixão pela escrita desapareceu e levou com ela o amor pela leitura e a vontade de escrever o quem quer que seja. --É facil reconhecer o estado de espírito correspondente a esta fase, basta estar atento ao desejo de fazer qualquer coisa que não seja escrever. Quando então tiver decidido firmemente que não voltará a escrever uma só linha acerca de coisa alguma começa a nova fase.
Quarto passo: Esquecer.
-Deita for a a ultima folha que sujou com frases desconexas, despeja o cesto dos papéis e desliga com um pontapé o computador. Sai de casa e vai ver o futebol para o café ou , no caso de ser um ente feminino, liga à sua melhor amiga/o e aborrece-a/o de morte com queixas acerca do mundo e pensamentos negativos. O tempo que este passo demorará irá variar consoante a intensidade da sua vontade ou sua inabilidade para manter as suas decisões firmes que toma.
Quinto passo: Escrever.
-Por esta altura terá preparado uma espécie de resumo ou esquiço daquilo que realmente pensa que deseja escrever. Isto pode levar-lhe entre uma hora ou varios dias; Conheço até casos em que se passaram anos e ainda hão passar alguns mais.
-Agora todos os medos e ansiedades parecem ter-se dissipado; a sua decisão é firme e inabalável como sempre foram inabaláveis todas as decisões anteriores que não levou até ao fim. Congratule-se com essa atitude, sinta-se orgulhoso de si e sente-se para escrever.
-Olhe firmemente a folha em branco ou o cursor a piscar e escreva uma frase. Leia-a com orgulho e atenção, corrija a pontuação e volte a lê-la. Está pronto para o último passo.
Último passo:
-Apague a frase que escreveu e tente de novo.
-Releia o primeiro passo ou em alternativa escreva um Post idiota como este no seu blog. Faça dele um email e envie-o a todos os palermas cujo endreço possui e que sempre desejaram ser escritores.
Postado por Unknown at sábado, novembro 22, 2008 6 comentários
quarta-feira, novembro 19, 2008
Manuela Ferreira Leite e Alberto Martins
Estou farto do “politicamente correcto”
__________________________
A expressão bem como a ideia chega-nos dos EUA e nós como bons e perfeitos idiotas tratámos logo de adoptar ambas pensando que assim nos tornaríamos mais civilizados ou pelo menos, algo civilizados.
A ideia inicial era a de eliminar expressões discriminatórias, pejorativas, racistas e sexistas do discurso político e do discurso habitual. Era suposto que esta prática uniformizasse o modo de expressão e não criasse atritos ou mal entendidos de que resultassem conflitos sociais ou outros
Daí a que tal prática se tornasse uma obsessão de intelectuais exacerbados e “palermas militantes” em buscas de causas foi um ápice. Assumidos no papel de defensores incansáveis de tudo e de todos, pugnaram (e ainda pugnam) pela limitação da expressão; pela ocultação dos problemas através do emprego de expressões inócuas; pela ocultação eufemística da intolerância e tornaram-se eles mesmos intolerantes!
O politicamente correcto tem-se vindo a tornar em autentico espírito de “carneirada”, com que os seus adeptos tentam agradar a gregos e troianos. Limitam-nos com ele o uso de expressões idiomáticas, de ditos populares e provérbios, de expressões clássicas e imagine-se, até do humor! É bem interessante observar que são aqueles que mais contestam “o sistema” (todos os sistemas) quem tenta impor este outro sistema de modo sistemático. Gritam quando ouvem a palavra negro, berram quando se censura um emigrante, sopram e bufam sempre que se faz um gracejo ou se conta uma anedota acerca de um surdo ou de um manco.
Tornaram-se os puritanos do anti-puritanismo. Os censores da censura que eles censuram. Os sensíveis em cuja personalidade só existe sensibilidade para si próprios, para as suas causas e para os seus objectivos quase sempre pouco claros.
Vem isto a propósito das declarações de Manuela Ferreira Leite. Só quem não ouviu atentamente e na íntegra aquilo que ela disse se prestou a vir à praça comentar com maus fígados e pior bílis, o que não passaria de um gracejo, bem ilustrado e pleno de oportunidade dentro do contexto em que foi proferido.
Alberto Martins assumindo o papel de militante do partido no poder, apressou-se a tecer censuras e tal como uma falsa virgem falsamente violada a gritar a plenos pulmões “Aqui há del rei” . Isto em defesa da Democracia que o seu partido tanto tem mal tratado no que toca ao progresso e igualdades sociais.
Entendo que a situação lhe exigia a criação de falsos factos políticos que desviassem os olhares e as polémicas dos disparates dos membros do governo. Poder-se-ia até dizer que se trata de “politica” mas “politica” não é nada do que ele quis fazer. E “politica” não é nada disto apenas por presumir que se exerça com integridade e honestidade, intelectual e da outra.
Revelou (tal como os que lhe foram a reboque) que para caceteiro falta-lhe o pau; Para virgem violada falta-lhe sê-lo e que para lambe-botas lhe não falta nada!
Postado por Unknown at quarta-feira, novembro 19, 2008 5 comentários
terça-feira, novembro 18, 2008
O Pior Ministro das Finanças da EUROPA
Financial Times dixit
______________________________________________
Teixeira dos Santos é o pior ministro europeu das Finanças no "ranking" do FT
18.11.2008 - 15h44 PÚBLICO
O guia do jornal económico britânico baseia-se em informações estatísticas dos países de origem de cada ministro e na opinião de economistas e comentadores. Para o FT, a deterioração do ambiente económico e financeiro nos últimos meses constitui um momento particularmente difícil para quem lidera a pasta das Finanças na Europa.
Na cauda do “ranking”, na décima nona e última posição com 16,4 pontos (contra 3,8 pontos do ministro finlandês), Teixeira dos Santos é penalizado pelo fraco comportamento da economia portuguesa e pela baixa visibilidade da sua presença nas instâncias europeias, justifica o FT. O “ranking” analisa o comportamento dos ministros em três vertentes: testes políticos, de estabilidade e económico.
Teixeira dos Santos classificado como o pior ministro das Finanças da União Europeia
“Diário Económico”
EU PERGUNTO:
Existirá por acaso alguém tão distraído, inconsciente, ignorante, seguidista ou imbecil que ainda se não tivesse apercebido deste facto?
Quantas vezes os melhores economistas da “nossa praça” já o disseram?
Quantas asneiradas já lhe suportámos?
Quantas vezes mais lhe iremos suportar a arrogância e as medidas calculadas para disfarçar a crise em vez de contribuir para a resolver?
Não senhor Sócrates! O senhor não conta, baixe lá o dedo!
Postado por Unknown at terça-feira, novembro 18, 2008 1 comentários
quinta-feira, novembro 13, 2008
Ovos, ministra e secretários de Estado e alunos
Ovos, ministra e secretários de Estado e alunos
______________________________________________________________
Em ambos os casos os alunos falharam os alvos e não chegaram a atingir nenhum dos visados.
Hoje um dos secretários de Estado afirmou que tudo aquilo fora organizado por pessoas que “estavam” contra as politicas de Educação do ministério. Tal afirmação é estranha, pois se fosse o contrario seria fácil de identificar o membro do Governo, o director de Direcção Regional ou o filiado Socialista e ferrenho que o teria feito.
Devo salientar que não aprovo este tipo de atitudes mas há umas palavrinhas que gostaria de deixar aos jovens que as tomaram com a coragem e insensatez que eu já não possuo.
Meus caros “alunos atiradores de ovos”:
-Atirar ovos, a quem quer que seja, é feio! Independentemente do muito feio, estúpido, imbecilmente obstinado ou incompetente que o quem quer que seja, seja!
-Atirar ovos não resolve qualquer problema do mesmo modo que insultar também não resolve nada! Quando muito alivia!
-Os ovos são caros e são um alimento muito nutritivo. Como tal não merecem ser maltratados ou desperdiçados em alvos de sofrível qualidade governativa, esteticamente fracos e ideologicamente nulos.
-A pontaria é algo que apenas se adquire com a prática e que demora anos a adquirir. Tenho fé que apurem a vossa.
Postado por Unknown at quinta-feira, novembro 13, 2008 5 comentários
terça-feira, novembro 11, 2008
Castanhas e S. Martinho
Castanhas
____________________________________________________________________
Podiam chamar-se cinzentas mas sendo de cor castanha a falta de imaginação popular optou por lhes chamar “castanhas”.
A castanha é um “aquênio” e procede do Castanheiro europeu (Castanea sativa) que terá cá chegado desde a Ásia Menor, do Cáucaso e dos Balcãs. Daí haver quem ainda hoje diga que as castanhas lhe provocam uma azia Maior e também o facto de serem vendidas aos balcões. Não se sabe como cá chegou (o castanheiro) ou quem o trouxe mas que está cá, está. È quase como alguns políticos e dirigentes desportivos. Não se sabe de onde vieram mas estão cá.
Não se trata de um fruto mas sim de uma semente que se encontra no interior do “ouriço”, esse sim é o fruto do castanheiro e que “pica” mais do que muitas coisas que por aí anda a “dar pica”.
Antes da chegada da batata era a castanha uma das bases da alimentação, sendo usada e abusada, de muitos modos na alimentação europeia. São muito ricas em hidratos de carbono (sob a forma de amido), potássio, vitaminas C e B6 e possuem algumas acções da GALP, Mota Engil e do BCP o que as enriqueceu noutros tempos mas que com a actual crise bolsista não lhes adianta muito.
S. Martinho
____________________________________________________________________
Ao que parece S. Martinho nasceu na Hungria em 316 (+ coisa, - coisa) e era soldado antes de ter enveredado pela carreira de Santo. Chamava-se Martinho, o que significa pequeno Marte por gostar de artes marciais e andar sempre á castanhada.
Durante uma visita a França, que na altura se chamava outra coisa qualquer, encontrou um sem-abrigo e como chovia como le chien qui pisse cortou a sua capa e deu metade ao pobre homem. Logo ali deu-se o milagre e o mau tempo desapareceu e ficou um dia de Verão. Na altura os milagres eram mais fáceis e havia mais capas; Hoje bem precisávamos de um milagre na nossa pobre economia mas apenas os Bancos têm uma capa que os governos lhes fornecem, para não andarem à chuva dos próprios erros!
A tradição do vinho e da Água-Pé (Água-Pá para os mais íntimos) parece ser portuguesa.
Postado por Unknown at terça-feira, novembro 11, 2008 1 comentários
segunda-feira, novembro 10, 2008
Maria der Lurdes von Rodrigues - Ministra da Educação
O PESO POLITICO
____________________________________________________
A tudo ela faz ouvidos de mercadora.
120.000 professores são seis sétimos do total de professores do país!
Houve um aumento de 35% dos professores reformados apenas este ano, o que faz com que se perca importantíssimo capital humano e experiência essencial na área do ensino!
No dia da manifestação refugiou-se na CAE do Porto que todos sabemos ser dirigida pela pessoa que mais feroz, descarada e cegamente, defende as politicas deste governo.
Mentiu descaradamente à frente das câmaras de televisão ao afirmar que nunca lhe haviam sido apresentadas alternativas à sua proposta de avaliação de professores.
Afirmou que não mudaria de rumo, ainda que contra tudo e contra todos com um discurso e atitude totalmente despóticos e irracionais.
Enquanto isso, a qualidade de ensino e o ambiente nas Escolas deteriora-se a olhos vistos e a sua cegueira não augura nada de bom para ninguém.
Afinal, ela é ministra ou assalariada politica?
Seja qual for a resposta, nada lhe retirará já o ónus de ter sido o pior mal que alguma vez passou pelo Ministério da Educação, pelo menos desde ... o governo da Senhora D. Maria II como dizia o outro! Mas não é apenas má ministra! Revela tiques de pequena ditadora carente de capacidade de diálogo e negociação; Incapaz de reconhecer a razão de alguém que não a sua própria. Lá vai correndo treslucadamente como uma "vaca numa loja de porcelana", transformando em cacos inúteis o que demorou anos a ser conseguido e que não sendo perfeito, não era pelo menos lixo ideológico demência financeira e pura estatística politica sem resultados reais de qualidade.
120.000 é o seu peso politico e que se cuide, pois desse peso apenas lhe poderá advir uma doença, se não letal pelo menos incapacitante, tanto ou mais do que a sua comprovadissima incapacidade para exercer o cargo que ocupa!
Postado por Unknown at segunda-feira, novembro 10, 2008 2 comentários
sexta-feira, novembro 07, 2008
FÁTIMA FELGUEIRAS
JUSTIÇA CEGA E SEM CREDIBILIDADE
________________________________________
-Gostei sobretudo da frase que ela diz ter sido dita pelo juiz (minúsculas): "Não tenho outro remédio senão condená-la a três anos e três meses". Não sei se foi verdade que o juiz a proferiu mas a ter sido trata-se de um comportamento vergonhoso da sua parte e revela o espírito de análise e decisão com que a "causa" foi julgada.
-Temos assim e de uma só vez dois excelentes exemplos do modo como as coisas funcionam por cá; Um acerca do funcionamento da justiça, célere, exemplar e igualitária. O outro, o de uma autarca orgulhosa de ter cometido 3 crimes, ter fugido à justiça e ver-se condenada ao mínimo possível de pena.
-Quer a justiça merecer assim dos cidadãos, credibilidade e respeito?
-É caso para dizer: ... é melhor não dizer podem existir crianças acordadas e esta hora!
Postado por Unknown at sexta-feira, novembro 07, 2008 0 comentários
quarta-feira, novembro 05, 2008
Ganhou Barack Obama
E agora Obama ???
____________________________________________________
Acabou o circo mediático. Terminaram as incertezas as duvidas.
Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos da América.
Meio mundo regozijou-se, ergueram-se gritos de júbilo. Festejou-se como se o mundo todo fosse americano. Gritou-se como gritam nos filmes os cow-boys. Falou-se em esperança, em paz, em progresso afirmou-se que agora é que é (outra vez)!
Mas que tem Obama para oferecer ao resto do mundo? Que vai Obama trazer de novo para os não americanos? Que quer Obama do mundo e para o mundo? E mais importante que pode Obama fazer pelo mundo? A resposta é muito simples: Não pode fazer nada que choque com os interesses dos Estados Unidos! Absolutamente nada!
O Iraque não irá ver terminar a violência apenas por Obama ser presidente! O Afeganistão não deixará de formar e albergar terroristas internacionais. A Síria não parará de dar (ás escondidas e sempre que possa) uma ajudinha a um qualquer grupo extremista.
Os EUA Irão pagar a divida que há anos recusam pagar à ONU? Não me parece!
Irão assinar e respeitar o “Protocolo de Quioto”? Não creio por ser contrário aos interesses do seu aparelho industrial.
Irão instituir uma assistência médico-social à imagem da dos países Europeus?
Seria absolutamente incomportável, logo: Não!
Irão de algum modo perdoar a dívida dos países mais pobres?
Os EUA têm um novo presidente que foi eleito com base em promessas de mudança profunda… promessas que nem um homem nem um presidente poderá cumprir apenas porque alteram o status quo e o equilibro.
Não esqueçamos também que Barack pretende realizar dois mandatos. E apenas será eleito para o segundo, no caso de não afrontar demasiado o establischment vigente. A sua aura tenderá a esfumar-se à medida em que não puder cumprir a extrema mudança que dele muitos esperam e que ele prometeu. Os EUA estão em profunda crise económica a par com o resto do mundo; É altura de cortar despesas e não de as aumentar como aconteceria se fossem tomadas medidas sociais profundas a nível interno ou se aumentassem a ajuda externa.
Ontem vi gente que não costuma sequer votar nas NOSSAS eleições celebrar a eleição de Obama. Vi gente que vota sempre no mesmo partido e que apesar da desgraceira vigente, irá votar de novo do mesmo modo a congratular-se com a suposta mudança. Vi gente com esperança sem saber explicar porque a possuía e vi gente que celebrava sobretudo, apenas porque sim!
Barack Obama ao encher de esperança os que nele votaram e boa parte do mundo, comprometeu-se de tal modo que não lhe prevejo uma saída feliz da Casa Branca. Por muito que faça, nunca poderá satisfazer a todos e não satisfará provavelmente ninguém que dele espere tudo ou mesmo muito.
Se nada fizer será odiado; Se fizer pouco será odiado por não fazer muito; Se fizer muito será odiado por não ter feito tudo e TUDO não fará por ser impossível.
Desejo-lhe toda a sorte do mundo e que não fique na história por não ter chegado ao fim dos 2 mandatos. Mas esperança injustificada… fracamente não tenho nenhuma. Apenas tenho esperança!
Postado por Unknown at quarta-feira, novembro 05, 2008 3 comentários
terça-feira, novembro 04, 2008
Ainda a Constância de Constâncio
Lavar de mãos ____________________________________________
Se Winston Churchill tivesse dito algo como: “Os Nazis não informaram o governo Britânico de que tinham invadido a Polónia, logo não poderíamos ter agido:”
Se César (o Julio) ao ser apunhalado tivesse afirmado a Brutus: “ Como raio é que não me informaste da tua intenção de me assassinar, para que pudesse ter agido?”
Se Napoleão Bonaparte do alto das pirâmides ou (pirâmide) tivesse anunciado às suas tropas: “ Do alto destas pirâmides 10.000 anos de falta de informação vos contemplam!”
Se todos lavassem as suas mãos tão "Ponciopiláticamente":
Seriamos ainda hoje todos europeus, e todos alemães nazis.
Apenas conheceríamos Júlio César como mais um dos imperadores da História romana.
E Napoleão, ele próprio, jamais teria sequer sabido que Portugal existia e que teria que ser invadido para fazer “pirraça” aos ingleses, aborrecer os espanhóis e com isso tornar, mais tarde, independente o Brasil.
Os três acabaram por ser, mais ou menos democraticamente, destituídos dos cargos que ocuparam e não me recordo que lhes tenham sido atribuídas fantásticas pensões de reforma ou aposentação.
Postado por Unknown at terça-feira, novembro 04, 2008 1 comentários
Vitor Constâncio: Um caso de constância absoluta
Lavagem de mãos Ponciopilática
_________________________
Aquilo que sem duvida me admira é o facto de ser público e notório que o BPN estaria envolvido em, negociatas, negócios escuros e malabarismos financeiros que estariam para lá do risco admissível da actividade bancária. Obviamente os seus anteriores responsáveis (pré Cadilhe) chamavam-lhes operações financeiras, negócios de elevado rendimento e contractos de risco.
Toda a gente sabia que algo de MUITO estranho se passava, ouviam-se comentários em cafés, os funcionários falavam abertamente em público e quem não estivesse positivamente a “dormir na forma” sabê-lo-ia também.
A final não era assim. Vítor Constâncio, não sabia de nada como sempre e como no caso BCP.
Vítor Constâncio afirmou que não fora informado que a Sociedade Lusa de Negócios, a detentora da maioria do capital do BPN, "fez um conjunto vasto de operações clandestinas que não estavam registadas em nenhuma entidade do grupo e que envolveu centenas de milhões de euros". Em causa estão perdas superiores a 700 milhões de euros, dos quais 360 milhões seriam operações virtuais feitas através do Banco Insular, um banco cabo-verdiano por onde passavam as operações offshore do BPN, entidade essa que, supostamente, não deveria ser do BPN dado que, em 2002, a instituição tinha comunicado ao BP que o Banco Insular não fazia parte dos activos adquiridos na altura. " E mais afirma: "Foi com surpresa que soubemos em Junho destas operações. Nada fazia suspeitar que estas operações pudessem existir".
A crise internacional em nada contribuiu para o que se passou com o BPN apenas a agravou e fez com que esta viesse à superfície. Por aí não podem se podem “esfarrapar” quaisquer desculpas.
Pelos vistos para VC, tudo o que se passa na banca constitui uma total surpresa. Tal como no caso BCP afirmou que o Banco de Portugal não fora informado pelo BCP tal como o BPN agora não o informou. Estas afirmações proferidas pelo “Joaquim canalizador” não surpreenderiam ninguém mas dá-se o caso que VC é Governador do Banco de Portugal e o BP é a entidade a quem cabe a responsabilidade de supervisionar TODA a actividade bancária em Portugal.
Pelo que rapidamente pude averiguar VC aufere um ordenado que na mais baixa hipóteses atinge os 20000 Euros por mês (catorze meses); Possui todas as benesses que são apanágio de um competente Governador do banco de Portugal mas não exerce as suas funções do modo que seria de esperar, isto é: COMPETENTEMENTE!
Tratando-se de alguém cuja competência desde à muito tem vindo a ser posta em causa e cujos acções e sobretudo inacções, apenas tem confirmado tudo o que se tem dito se possuísse um pingo de respeitabilidade ou honradez poria desde já o lugar à disposição e iria ocupar um lugar cujo nível de incompetência se enquadrasse com a sua própria.
Resta-me apenas acrescentar o seguinte:
Nunca um só fez tão pouco por tantos em tanto tempo e ganhou tão bem!
Adopte um Constâncio. Ele não precisa de quase nada. Só um vencimento de 20000 Euros por mês, carro do Estado e um aparelho auditivo para ouvir aquilo que toda a gente diz.
Com homens assim, nesta crise bancária internacional, depressa poderemos ver a falta de luz ao fundo do túnel.
É preciso ter fé e acreditar que a actual crise vai terminar antes que a próxima comece.
Programe já as suas férias, faça como o Banco Português de Negócios: VÁ À FALÊNCIA!
Este homem tem sempre demonstrado uma competência sem por cento!
Muitos grandes especialistas em Economia despertaram tarde para a carreira bancária este ainda dorme profundamente!
O Banco de Portugal faz a justiça na actividade bancária, por isso é como a própria Justiça: cego, muito cego!
A vigilância exercida pelo Banco de Portugal é como os actuais Invernos, muito pouco rigorosos!
Gostava que este homem lê-se mais jornais. Sobretudo a secção de procura de emprego depois de ser corrido do Banco de Portugal.
Postado por Unknown at terça-feira, novembro 04, 2008 1 comentários