terça-feira, novembro 11, 2008

Castanhas e S. Martinho



























Castanhas

____________________________________________________________________


Podiam chamar-se cinzentas mas sendo de cor castanha a falta de imaginação popular optou por lhes chamar “castanhas”.

A castanha é um “aquênio” e procede do Castanheiro europeu (Castanea sativa) que terá cá chegado desde a Ásia Menor, do Cáucaso e dos Balcãs. Daí haver quem ainda hoje diga que as castanhas lhe provocam uma azia Maior e também o facto de serem vendidas aos balcões. Não se sabe como cá chegou (o castanheiro) ou quem o trouxe mas que está cá, está. È quase como alguns políticos e dirigentes desportivos. Não se sabe de onde vieram mas estão cá.

Não se trata de um fruto mas sim de uma semente que se encontra no interior do “ouriço”, esse sim é o fruto do castanheiro e que “pica” mais do que muitas coisas que por aí anda a “dar pica”.

Antes da chegada da batata era a castanha uma das bases da alimentação, sendo usada e abusada, de muitos modos na alimentação europeia. São muito ricas em hidratos de carbono (sob a forma de amido), potássio, vitaminas C e B6 e possuem algumas acções da GALP, Mota Engil e do BCP o que as enriqueceu noutros tempos mas que com a actual crise bolsista não lhes adianta muito.


S. Martinho

____________________________________________________________________

Ao que parece S. Martinho nasceu na Hungria em 316 (+ coisa, - coisa) e era soldado antes de ter enveredado pela carreira de Santo. Chamava-se Martinho, o que significa pequeno Marte por gostar de artes marciais e andar sempre á castanhada.

Durante uma visita a França, que na altura se chamava outra coisa qualquer, encontrou um sem-abrigo e como chovia como le chien qui pisse cortou a sua capa e deu metade ao pobre homem. Logo ali deu-se o milagre e o mau tempo desapareceu e ficou um dia de Verão. Na altura os milagres eram mais fáceis e havia mais capas; Hoje bem precisávamos de um milagre na nossa pobre economia mas apenas os Bancos têm uma capa que os governos lhes fornecem, para não andarem à chuva dos próprios erros!

A tradição do vinho e da Água-Pé (Água-Pá para os mais íntimos) parece ser portuguesa.


1 comentário:

aquelabruxa disse...

e os burros dos americanos misturaram tudo e chamaram santa claus (abreviativo de saint nicolas, segundo a minha teoria) ao pai natal. e aqui na holanda fazem o trick or treat (mas sem trick e com canções) na noite de são martinho... está tudo trocado!