sábado, maio 13, 2006

Comboio In-Provavel










-Quando subires para o comboio, escolhe um lugar no centro da carruagem e junto à janela. São esses os lugares onde se é menos incomodado.
-Sim senhor! – Respondeu o rapaz baixando a cabeça respeitosamente.
-Quando o comboio começar a andar, pode aparecer alguém a tentar vender-te alguma coisa. Não compres nada, não lhe ligues, não respondas sequer. De certeza que é alguém prontinho para te burlar, um vigarista.
-Sim senhor, não lhe ligo sequer!
-Se alguém te oferecer um cigarro, não aceites; Os cigarros têm droga. Entendeste?
-Sim senhor, entendi!
-Se te aparecer alguma rapariga nova e bonita a querer meter conversa contigo, abafa o teu primeiro impulso e sem seres mal-educado, corta logo ali o diálogo. Essa rapariga há-de ser uma aventureira.
-Uma quê?
-Uma desavergonhada! Ouviste?
-Sim senhor, ouvi e entendi! Não lhe darei troco à conversa!
-Se por acaso alguém te convidar para jogares cartas, não jogues; Os comboios estão cheios de vigaristas que te fazem perder tudo o que tens e nem sequer saberás como.
-Sim senhor! Não me hei-de esquecer.

-O jovem subiu para o comboio e entrando na carruagem, atravessou-a até ao fundo, colocou os sacos no estrado sobre os bancos e sentou-se num lugar junto à coxia.
-Quando o comboio se pôs em movimento, entrou um homem enorme e de aspecto simpático que vendia artesanato africano. Chamou-o com um gesto e escolheu um pequeno elefante negro com as presas em marfim.
-Retirou do bolso do casaco um maço de cigarros e acendeu um, devagar. Fumo-o com evidente prazer, muito embora soubesse que ali não era permitido fumar. Foi então que viu sentada quase no centro da carruagem uma rapariga que lia. Levantou-se, dirigiu-se até ela e pedindo licença para se sentar ofereceu-lhe o pequeno elefante. Pouco tempo depois falavam animadamente como se se tivessem conhecido muito tempo antes. Jogaram às cartas e riram-se durante quase toda a viagem.

-Dois anos mais tarde, casaram e convidaram os avós de ambos, que vieram de comboio ao casamento.


Rui

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

Aqui está um divertido exemplo de que ser irreverente e quebrar as regras pré-estabelecidas, muitas vezes compensa! :D