segunda-feira, dezembro 21, 2009

Falsos apelos na Internet

apelos falsos na net -In-Provavel

-Recomendo que antes de reenviarem o que quer que seja em forma de apelo, ou pedido de ajuda verifiquem num motor de busca (o Google ou outro) por exemplo: os endereços de email de quem teria partido o apelo ou parte do texto.

De seguida verifiquem nos resultados o mais antigo de todos e se for superior a seis meses ou um ano não reenviem e repitam a mensagem enganosa que receberam!


Se por um lado existem apelos honestos que à 2 anos (e mais ) se mantêm a circular, há muita gente que se diverte à custa não sei bem de que ou de quem!


Por exemplo os pedidos de sangue, e pedidos de ajuda em que um empresa oferece dinheiro por cada mail enviado são FALSOS na sua totalidade.

O Instituto Português de Sangue não usa a net para os fazer e raramente acontecem necessidades desse tipo actualmente. Por outro lado, não é possível contabilizar o nº de emails enviados por diversos utilizadores tendo como base apenas o assunto.


Se quiserem realmente ajudar reenviem esta recomendação a quem vos enviou um email do género depois de verificarem a sua veracidade.

Um dia um apelo vosso pode não ser atendido apenas por existirem tantos apelos falsos a circular.

Ver Acerca do Assunto:

-Instituto Português de Sangue http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-179.html


-Há anos que recebo os mesmos apelos acerca da mesma criança que desapareceu no Brasil mas com contactos falsos e como se fossem portugueses.

-Recebi várias vezes a mesma ninhada que seria abatida se não fossem os cachorros adoptados “Urgentemente” desde Junho de 2007.

-Recebo com regularidade apelos a pedir sangue de vários tipos quando no Hospital em causa não existe essa necessidade.

-Chegam-me “historinhas” de raptos em centros comerciais; de amostras de perfume envenenadas: de “rapto de rins” em lojas de chineses e disparates semelhantes. Algumas delas assinadas falsamente por um graduado da PSP inexistente.

3 comentários:

Helena Teixeira disse...

Olá Rui!
Tem toda a razão e foi uma óptima ideia divulgar isso.Também recebo montes de mails assim e duvido sempre.Nem sabemos em quem devemos confiar ou ajudar...Por isso,a Aldeia fez questão de se juntar a Rádio Mangualde e com a própria Isabela também a falar na rádio da acção conjunta de solidariedade.Por causa desse bando de falsos apelos na internet,fizemos questão de mostrar uma linha recta de honestidade.Até que todos podem também ir ao blog da menina Isabela e ver as diversas acções que têm sido feitas para a ajudar,assim como ouvir a Olho de Turista e a própria Isabela às 4ª na rádio mangualde,pelas 21h30... :)

Jocas natalícias
Lena

Disse disse...

Grande e útil alerta! Obrigado, que de facto esses mails andam por aí que nem uma peste.

Violeta disse...

Sou dadora de sangue e sei como funciona o ISP. Sempre que recebo mensagens do género respondo algo do género que escreveste.
Outros pedidos ou divulgações, primeiro confirmo. Assim descobri muita coisa.
Por 2 vezes reencaminhei para a deco para confirmar uma determianda notícia (e passado 2 dias responderam-me); informei-me no União zoofila, na estefânia e em mais outras entidades.
Se o fizermos acabam as falsas divulgações que só servem para angariar mails (já foi contactada na minha empresa para compra rmails??!!!!.
bom Natal