domingo, outubro 19, 2008

OBESIDADE INFANTIL

 

OBESIDADE INFANTIL IN-Provavel

 

Beba Leite / Leite é Saúde

_______________________________

   Actualmente parece existir uma enormissima preocupação por parte de toda a gente acerca da “obesidade infantil”. Há mesmo um dia internacional para isso, programas televisivos, acções de formação e dez mil alertas diários por todo o lado.

  Nas escolas já não é possivel comer deliciosos bolos recheados de creme e/ou chocolate, já não se encontram latas de refrigerantes com quase tanto açucar como liquído nem as deliciosas barras de caramelo com caramelo. Nas cantinas tratam as crianças como se fossem delinquentes condenados a verduras e carnes brancas temperadas sem sal. Não há sala de aula onde não exista a roda e a pirâmide dos alimentos a decorar as paredes ou para encobrir uma mancha de tinta ou humidade.

  No entanto, logo a dez metros da maioria das escolas do país existem mil papelarias que vendem gomas e gelados; Cem mercearias e mini-mercados com bolachas de chocolate recheadas de chocolate com pepitas de chocolate, ovos e lanches “Kinder”; 300 cafés com “Cheeato’s”,”Doritos”, aperitivositos e batatas fritas com sabor a queijo, presunto, cebola e glucomato monossódico; Com sumos de fruta com 10% de fruta, bebidas com cafeína e bolos, bolinhos, lanches e lanchinhos carregados de açucar sal e calorias.

  A televisão bombardeia os pais e as crianças com anúncios que convencem que um bolo é o mesmo que um copo de leite, que uma sobremesa láctea vale dois copos de leite e que o pequeno-almoço deve ter sempre aqueles flocos fantásticos com sabor a chocolate e que já não precisam de açucar. Por que será que não precisam?

  Aliás, sempre me intrigou esse hábito de impingir o leite como sendo uma absoluta necessidade para toda a gente. Será que já alguém reparou que (nós humanos) somos a única espécie (ainda que entre os mamíferos) que bebe leite toda a vida e leite de uma espécie diferente do da sua éspécie? Talvez que entre os mamíferos devessemos ser conhecidos como “mamões”!

 

 

3 comentários:

aquelabruxa disse...

milk is murder

peter_pina disse...

poix a preocupaçao é perspicaz, principalmente kdo no outro dia em conversa me diziam k dp dos 18 anos devemos deixar de beber leite k agora é só mxm gordura para nós!

Anónimo disse...

É deveras importante e pertinente o assunto. Assim como também é de recordar que existem estudos que apontam para os maleficios do leite de vaca. Não podemos esquecer da importancia do calcio (mas este pode ser ingerido de outras formas - p.ex. com leite de soja) pois existem alguns estudos que indicam substancias existentes no leite de vaca como possiveis fontes de cancro... no entanto, nao sei ate que ponto esses estudos são bem elaborados ou se sao uma manobra de marqueting para propanga do leite de soja.

em relação à obesidade infantil, em vez de se cortar (por vezes em exagero) nas escolas, deveriam antes ensinar a incluir tudo na alimentação. tudo faz parte, desde que seja com conta peso e medida.

Penso que o problema é que na maioria o pensamento não vai para a saúde mas antes para a beleza estetica e, talvez por isso, seja difícil interiorizar na nossa sociedade que a saúde é importante e não o facto de se parecer gordo ou magro. Talvez por isso, vejamos adolescentes a morrer por disturbios alimentares ou entao com disturbios a nivel do exercicio exagerado.

as pessoas tendem a esquecer o equilibrio: o comer o suficiente, um pouco de tudo, mantendo-se ativos mas sem se focarem somente no aspeto fisico. Se alguem está magro e tem tendencia a se-lo nao significa que se deva empaturrar com doces, só porque pode, isso vai interferir com o colesterol (p.ex) independentemente de continuar a caber numas calças 34 ou nao.