sexta-feira, outubro 10, 2008

CASAMENTO ENTRE INDIVÍDUOS DO MESMO SEXO















Casamento entre indivíduos do mesmo sexo
____________________________________________

Ser homossexual, não significa ser efeminado, exibicionista mais culto ou mais inculto do que quem quer que seja. Não significa merecer insultos ou desrespeito enquanto pessoa e não pode significar ter menos direitos perante o Estado enquanto cidadão. Também não significa ser dono da razão ou exemplo de defesa da liberdade.


Não ser favorável ao “casamento” de pessoas do mesmo sexo não significa ser retrógrado; Não significa ser homofóbico, antidemocrático, fascista ignorante ou estúpido. Significa apenas ter uma opinião válida do mesmo modo que os que têm opinião contrária. Não significa ser detentor da moral e dos princípios de estabilidade social.


Não, meus senhores e senhoras. O casamento não é uma via para o reconhecimento de uma qualquer opção de vida ou orientação. O casamento também não combate qualquer tipo de exclusão; Não incrementa o igualitarismo; Não fomenta a igualdade e não contribui para o reconhecimento e respeito de qualquer diferença ou para a sua aceitação social, enquanto tal não existir naturalmente na sociedade em causa.

O casamento não é, nem deveria ser nunca tratado como se fosse, uma dádiva de acaso, oferecida hipocritamente por forças políticas a navegar em busca dos ventos da novidade e da causa polémica por falta de ideias ou ideais que as distingam.

Por mim, respeitarei de igual modo um par de pessoas do mesmo sexo, unidas em vivência comum de acordo com os preceitos da lei, como respeitarei um casal unido pelo casamento e exigirei que os direitos sejam iguais para todos desde que as obrigações de todos sejam as mesmas.

No entanto, um “Casal” é composto por dois indivíduos de sexo diferente e um “Par” por dois indivíduos sem qualquer referencia ao seu sexo, qualquer que ele seja. Isto não é em si, uma diferenciação negativa é apenas gramática e talvez fosse bom que alguns jornalistas a aprendessem. Bastaria consultar um dicionário qualquer.


1 comentário:

aquelabruxa disse...

pois é, nunca tinha pensado nisso...