sábado, outubro 04, 2008

SAUDOSÍSMO DÉCADA DE OITENTA

 

DÉCADA DE OITENTA

DECADA DE OITENTA

___________________________

 

Muita gente parece recordar o facto de que nos anos oitenta a vida era boa. Isso é evidente sempre que alguém usa a expressão “nos bons tempos” e se refere aos anos oitenta. Que raio de bom poderia haver naquela altura? Não havia Internet nem telemóveis. A televisão só tinha dois canais o DVD não existia, as cassetes de vídeo enrolavam e o Stereo era uma raridade.

Hoje agimos como se sempre tivesse existido o Mp3, e já ninguém se lembra do Walkman ou de quando era necessário erguer o “fundo-das-costas” do sofá para mudar, não para outro canal, mas para O OUTRO CANAL. Isso era bom, ginasticava não só o corpo mas também a criatividade. Unia as famílias a imaginar como seria se existissem mais 48 canais e não tivéssemos que nos levantar para mudar de um para outro.

É verdade que não podíamos descarregar da net as fotos dos nossos músicos ou actores favoritos mas havia colecções de cromos, a “Musica&Som” e o “Se7e”.

Outra coisa que me aborrece é toda esta onda de nostalgia pelos anos 70. A miudagem hoje usa jeans como os desse tempo, T-Shirts da “Guerra das Estrelas”, blusões curtíssimos de polyester, vê filmes com música dos ABBA e usam tatuagens como os combatentes da Guerra Colonial.

Felizmente, não sou dado a nostalgias mas acho que vou descarregar um álbum das “Bannanarama” pelo Emule!

1 comentário:

aquelabruxa disse...

ó pá, havia as séries: hill street blues, fame, night rider, a-team, lol, com músicas fabulosas no genérico!
e passavam-se horas ao telefone, porque era barato, e tínhamos de estar a horas nos encontros, pois não havia telemóveis.
e todos víamos os mesmos programas de televisão, pois havia só dois canais... e podíamos falar sobre eles no dia a seguir.
e dava muito mais trabalho descobrir qualquer coisa, era preciso irmos aos sítios (bibliotecas, registos, lojas de vídeo, arquivos) pois não havia internet, e assim tínhamos mais coisas com que nos entretermos e mais tempo a discutirmos sobre elas... ;)
e dava para estacionar o carro no bairro alto!