terça-feira, outubro 07, 2008

Receita de Bolachas de Aveia com pedaços (pepitas) de chocolate

bolacha de chocolate In-Provavel

Bolachas de aveia com pedaços (pepitas) de chocolate

____________________________________________

Esta versão de bolachas de aveia é algo maior do que as que normalmente se podem comprar nos supermercados. Não é necessária grande experiência culinária nem grande esforço ou número de acessórios de cozinha. O resultado, se tudo correr bem, pode ser delicioso.

1. Procure a receita ou use as quantidades que aqui lhe são indicadas. Pode também usar o dobro do que indico, já que uma vez iniciada a função, apenas poupará tempo e trabalho se fizer duas vezes mais bolachas. Comigo elas costumam desaparecer bastante depressa depois de cozinhadas.

2. Misture ¾ de chávena gordura vegetal, com 1 chv. de açúcar escuro e 1chv. de açúcar branco. Caso possua uma misturadora, uma batedeira de massas ou alguém disposto a fazer o trabalho, será muito mais fácil para si! Verificou se o açúcar escuro não se encontrava “empedernido”? É que caso não o tenha feito, o processo de mistura será bem mais complicado; A misturadora não irá saltitar e “gemer” ao longo da banca da sua cozinha, a tampa não irá saltar nem o conteúdo espalhar-se como cimento difícil de limpar.

3. Nesta altura, adicione ¼ de chávena de água. Usou margarina, em vez de usar aquela gordura tradicional a que chamam “manteiga”? Fez mal. As bolachas vão saber a gordura estranha, vão besuntar-lhe as mãos e sujar-lhe as mangas e a roupa toda. Caso tenha acontecido… Volte ao numero “1”. Vá comprar “MANTEIGA” à loja mais próxima!

4. OK! Colocou o/s ovo/s sem casca é claro? Tudo bem, já sei e toda a gente sabe que as cascas de ovo são excelentes fontes de cálcio. Mas as bolachas em causa apenas pretendem ser excelentes fontes de prazer e de sabor! Não estamos, a tratar de “comida saudavelzinha”. Junte uma colher de chá de baunilha e duas de “vinho do porto”. Cuidado, nesta fase não se deixe arrastar pelo apetite ou vontade: o nível alcoólico não irá satisfazê-lo na altura em que comer as bolachas!

5. Adicione uma chv. de farinha (sem fermento) e uma colher de café de fermento Royal ou outro mais Republicano. Poder usar a misturadora de novo mas de modo a que a farinha e o fermento não encham de “nuvens brancas” a sua cozinha. COLOQUE A TAMPA SEMPRE.

6. Depois que a farinha e o resto das substâncias que lá misturou estejam realmente misturadas, pode perfeitamente arriscar a adição da farinha de aveia. Meça 3 chavenas dela e se o que sobrar for pouco, junte-o também. Amasse tudo usando as mãos e a força bruta.

7. Depois de tudo bem amassado atire para a massa um saco inteiro de pepitas de chocolate e se possível raspas de chocolate. Use muito chocolate apesar do que a receita diz acerca de apenas uma chávena de pepitas de chocolate.

8. O forno deve estar, nesta altura, quente a 250 graus. Pronto, esqueceu-se de o ligar? Onde é que tinha a cabeça quando decidiu fazer estas bolachas? Espero que tenha pelo menos papel vegetal em casa para forrar os tabuleiros.

9. Barre o papel vegetal com manteiga abundantemente. Eu sei que as receitas dizem que não é necessário mas vá por mim.

10. Despeje colheres da massa no papel com que forrou os tabuleiros de modo a que não se toquem. E coloque no forno durante 12 a 15 minutos. Marque no temporizador esse tempo e comece a limpar a cozinha.

11. Cheira a queimado? Eu disse para usar o temporizador e já lá vão 20 minutos! Bem retire os pedaços de massa carbonizada e recomece o processo de “besuntar” o papel vegetal. Entende agora porque é sempre bom fazer o dobro das quantidades? Não se esqueça que são penas quantidades de massa separadas entre si. Não queremos uma única bolacha grande. Não limpe a cozinha desta vez, não saia da cozinha nem sequer para ir à casa de banho. LOGO que o temporizados tocar retire o tabuleiro. Não cheiram bem? Espere! Deixe que arrefeçam antes de as separar do papel vegetal. Enquanto espera coloque o segundo tabuleiro no forno.

12. Com uma espátula de metal vá separando as bolachas. Não se preocupe com as que for partindo, pode comer os pedaços já. Diz-se que: bolacha partida não tem calorias.

13. FOGO! FOGO! LIGAR 112!!

14. Depois que os bombeiros tenham saído, areje a casa, retire o excesso de água com uma esfregona, lave as paredes e as cortinas, chame o carpinteiro. Depois saia de casa, atravesse a rua entre na lojinha ou mini-mercado e compre um pacote de bolachas de chocolate.

Sem comentários: