quarta-feira, outubro 11, 2006

Emigração




















Portugal era um país de emigrantes e ainda é!

-Os portugueses são emigrantes ilegais em Portugal. Senão vejamos: quantos de nós possuímos autorização de residência? Quantos de nós possuímos emprego garantido? Quantos de nós temos ensino e assistência na saúde gratuitamente?
-Pode pensar-se que o simples facto de termos no bolso um cartãozinho que ostenta o símbolo da república portuguesa, a nossa foto e alguns dados pessoais, nos torna cidadãos de pleno direito, mas não é exactamente assim.
-Todos os portugueses vivem cá por pura necessidade, tal como os emigrantes, sejam eles de leste, de oriente, da América do sul ou de África. Quase todos passam necessidades para conseguir chegar ao fim do mês com dinheiro no bolso e se possível guardar algum. Todos se consideram explorados pela entidade patronal e trabalham quanto podem para manter o emprego.
-Os portugueses, possuem o fatalismo russo, moldavo e ucraniano; A saudade da terra que os Brasileiros possuem, e tal como os chineses e indianos, todos sonhamos com um negócio próprio. Dos africanos herdámos, ou imitamos, o gosto pelo calor, pela comida bem “puxada”e alguma alegria interior.
-Aquilo que no entanto mais nos liga a todos eles, é a progressiva comunhão de falta de qualidade de vida, de uma cada vez maior precariedade de condições sociais e galopante perda de direitos laborais imposta por governos despóticos, surdos e cegos a tudo o que não seja a sanidade económica, que não sabe por manifesta incompetência atingir.
-Tal como nas ditaduras ou governos musculados, que exigem e impõe sacrifícios que não fazem, também por cá as máfias se desenvolvem em terreno fértil e impune. Podem não ser gangs de favela, máfias russas, tríades ou senhores tribais. Podem usar colarinho branco, saco azul, BMW metalizado e apito dourado, mas são máfias e nós pobres emigrantes em Portugal estamos cada dia mais sujeitos a elas.

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

"Quantos de nós temos ensino e assistência na saúde gratuitamente?"

Excelente texto Rui.
Confesso que a principio tive de ter 2 vezes o primeiro paragrafo. Não estava a ententer: Somos emigrantes em POrtugal?
Depois os neurórios acordaram. O conceito do teu texto está excelente, por um simples motivo, porque é verdade.
Os Parabéns, são dados por teres visto as coisas dessa maneira,original, mas...verdadeira.
bj