sexta-feira, novembro 02, 2007

Listas de espera na saúde









-Imaginem que ouvi, sim OUVI, esta senhora (secretária de estado adjunta e da saúde) justificar o aumento do número de doentes em lista de espera que apareceu num relatório do Tribunal de Contas, que o Ministério “evitou” divulgar, do seguinte modo:

1- Os números do relatório não são fiáveis, pois muitos dos hospitais não responderam a ele.

Comentário meu - Imaginem aquilo que seria caso todos os hospitais tivessem respondido.

2- No mesmo relatório já não constarão muitos doentes porque terão em alguns casos desistido do serviço nacional de saúde e recorrido à medicina privada e noutros terão até mesmo falecido.

Comentário meu – Não é possível comentar que um elemento do governo justifique assim o que quer que seja. No entanto é possível ainda concluir o seguinte:

a) A senhora em causa é um “calhau político com olhos”.

b) O governo por má administração e incompetência não atende ao direito constitucional da saúde gratuita, forçando os cidadãos a recorrer à medicina privada ou em alternativa a morrerem sem os cuidados necessários.

c) Se os relatórios ou estudos do Tribunal de Contas não são fiáveis, porque vem agora afirmar o senhor ministro que o relatório é elogioso para o seu ministério? Num “país a sério” e com um governo sério a senhora seria demitida juntamente com o ministro do sector da saúde.

Conclusão: Não vivemos num “país a sério” e não somos governados seriamente”.

2 comentários:

Luisa disse...

É uma autêntica vrgonha isto das lists de espera que nunca percebi em como se formam. Serão os médicos que não querem trabalhar?

aquelabruxa disse...

não é só em portugal, é quase em todo o mundo!