sábado, abril 23, 2011

Che Guevara: herói, apenas mito ou ambos?

in-provavel heroi ou Che guevara

A IMAGEM do “Che” da autoria de Korda e imortalizada no desenho de Fitzpatrick é mítica.

Em tempos tive um poster com essa imagem na parede do meu quarto. Nunca tive heróis, mas ele era algo que se assemelhava a um desses seres míticos que por serem míticos ou não existem ou não são muitas vezes os heróis que muita gente prefere pensar que são.

Era um homem e eu sabia-o. Sabia que teria obrigatoriamente defeitos mas apenas lhe conhecia as virtudes

Na localidade onde foi morto em1967 e onde passou a ser conhecido como "San Ernesto de La Higuera", ergue-se uma estátua em sua homenagem. Estranhamente, a mesma população que assim o homenageia ignorava-o quando era vivo e estava entre eles.

Já vi a a sua imagem estampada em mil T-Shirts, em biquínis com Gisele Bündchen no seu interior, ou tatuadas no braço de Maradona e no peito de Mike Tyson. Existem documentários, séries e filmes (alguns bem pouco sérios) acerca da sua vida e acção.

Muitos dos que mais o admiram, ignoram que era argentino e não cubano, que tenha andado também por África ou que casou 2 vezes e que teve filhos. Quase toda a gente no entanto sabe que era médico mas poucos conhecem o número de execuções que ordenou.

“Execuções? É claro que executamos! E continuaremos a executar enquanto for necessário! Essa é uma guerra de morte contra os inimigos da revolução!”

Declarou a plenos pulmões a 9 de Dezembro de 1964 num discurso na Assembleia Geral da ONU. Estranhamente… foi aplaudido pelos representantes de vários países.

Che promulgou mais de 400 sentenças de morte apenas nos primeiros meses em que comandava a prisão de La Cabaña.

Che foi Ministro da Economia do governo cubano pós-revolução.

Ocorreram 14.000 execuções por fuzilamento em Cuba até ao final da década de 1960. Slobodan Milosevic, foi a julgamento por GENOCÍDIO por ter ordenado 8.000 execuções.

O jornalista cubano Luis Ortega, que conheceu Che ainda em 1954, escreveu no seu livro “Yo Soy El Che!” que o número real de pessoas que Guevara mandou fuzilar é de 1.892.

No livro, “Che Guevara: A Biography”, o autor Daniel James escreve que o próprio Che admitiu ter ordenado “milhares” de execuções durante o primeiro ano do regime de Fidel Castro.

“Eu não preciso de provas para executar um homem. Eu só preciso saber que é necessário executá-lo!”. Frase de Che para um funcionário do judicial cubano em 1959.

A revista Time, por exemplo, classificou honrosamente Che Guevara como uma das “100 Pessoas Mais Importantes do Século” na secção “Heróis e Ícones”, ao lado de Anne Frank, Andrei Sakharov, Rosa Parks e Madre Teresa. .

A polícia do novo regime cubano, supervisionada pelo KGB e usava a táctica da “visita da meia-noite” e do “ataque pela manhã”, capturou mais prisioneiros políticos em proporção à população do que Stalin e executou mais pessoas (em uma população de apenas 6,4 milhões) em seus primeiros 3 anos no poder do que Hitler fez nos primeiros 6.

A imagem de Che Guevara é considerada a imagem mais reproduzida do século, ostentada em camisolas, pôsteres, biquínis, skates, telemóveis e fraldas.

“Interrogue sempre os seus prisioneiros à noite. A resistência de um homem é sempre menor à noite”.

O regime que Che Guevara ajudou a fundar confiscou a poupança e a propriedade de 6,4 milhões de cidadãos e tornou refugiada 20% da população de uma nação. Che como novo ministro da Economia tomou, como uma das primeiras decisões, fuzilar 30 “empresários” que se recusaram a pagar o novo imposto revolucionário. Nenhum deles tinha mais do 10 empregados ao seu serviço.

Não atirem! Sou Che! Valho mais para vocês vivo do que morto!”. Isto depois de ter ordenado aos companheiros que lutassem até à ultima bala. Foi capturado com um pente delas por usar.

O tal poster foi retirado do local e a sua imagem não voltou a fazer parte de nada meu!

4 comentários:

Anónimo disse...

Heroi? um assasino internacionalista.

Gunnar disse...

Esse é o verdadeiro retrato de Che, que a esquerda se nega a enxergar...

Não passou de um fracassado.
O cara era ruim em tudo. Medroso no campo de batalha, incompetente como ministro da Economia, uma negação total em estratégia militar. A única coisa que sabia fazer bem era ordenar (e se masturbar assistindo) execuções sumárias de cubanos inocentes, inclusive mulheres, idosos e crianças.

Chega a dar pena desses seres desprezíveis, o problema é que, antes de falharem definitivamente (como o Che, na selva, depois de ser delatado pelos camponeses que, em sua prepotência burra, queria “libertar”), esses bobocas matam um monte de gente que nada tem a ver com a história.

responder este comentário

Anónimo disse...

quando a merda garrou esse filho da puta do Cheira Vara se borrou todo. Che Guevara era um merda.
to gostando deste teu blog do caralho. mas so tou lendo assim por cima, nao gosto de ler nesta buceta de computador.
Rogerio.

Anónimo disse...

Será que ele disse isso antes de morrer.Li em outros textos que não foi bem assim.