sábado, fevereiro 07, 2009

Facto da Semana

Xenofobia

XENOFOBIA OU DESRESPONSABILIZAÇÃO

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, considerou ontem inaceitável qualquer tentativa de discriminação de trabalhadores, portugueses ou não, e sustentou que quaisquer dificuldades laborais têm de ser resolvidas no quadro legal.

-Se o governo de que Luis Amado faz parte tivesse sabido cumprir o seu papel e promessas, os portugueses em causa e muitos outros não teriam necessidade de deixar o país para procurar emprego.

-Os portugueses e os italianos em causa auferem ordenados abaixo dos practicados no Reino Unido para trabalhadores com as mesmas funções. Logo são mão-de-obra entre o barato e a exploração.

-No reino Unido a taxa de desemprego é de 6,1%. Os trabalhadores que se manifestam em defesa do direito ao seu emprego também se manifestam pelo pagamento de salários dignos para todos e as manifestações têm-se dirigido muitissimo mais contra a ELF e as refinarias que preferem contratar trabalhadores “baratos” no estrangeiro ao invés de pagar os salários correctos e justos do que contra os trabalhadores estrangeiros em causa. Para concluir tal, bastaria que a comunicação social (de lá e de cá) tivesse mostrado os cartazes que na maioria eram visiveis nas "manif’s" e piquetes.

-A indignação do ministro, do governo, de alguns deputados e da “cambada” que corre a gritar “LOBO MAU, RACISTA E XENÓFOBO” a cada ocasião em que possa ter ou não ter razão, deveria ser dirigida contra as refinarias oportunistas; contra os governos italiano e português que não foram capazes de criar ou manter empregos e que preferem ver os seus cidadãos no estrangeiro como “explorados” do que no seu país como “trabalhadores”.

-BOA TEORIA e EXCELENTE EXEMPLO. Talvez a GALP possa encontrar nela inspiração para “importar” trabalhadores das Filipinas, da Indonésia ou de um dos raros países onde o trabalho é ainda mais mal pago e mais desrespeitado do que neste nosso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já vi que estás melhor! Bem vindo de volta! :)

aquelabruxa disse...

todos os ministros e patrões à guilhotina!