segunda-feira, março 10, 2008

Portugal Sempre em Festa













-Vivemos em constante ambiente festivo. Esta é uma das manias, tiques e modernices mais idiotas que me são dadas a observar. Todas as semanas, assistimos a celebrações de dias mundiais, europeus e nacionais; Existe um dia para cada causa, para cada tema, para cada ideal, para cada organização, cada profissão, sexo, arte, actividade, meio de transporte, grau de parentesco, animal, vegetal ou fenómeno meteorológico. Celebram-se aniversários de carreira, de nascimento, de estreias e de falecimentos. Celebra-se hoje o aniversário do nascimento de um poeta, amanhã o da publicação sua primeira obra, depois o da atribuição de um prémio ao poeta, na semana seguinte o da sua maior publicação e um mês após o primeiro, celebra-se o aniversário do seu falecimento.

-Existem galas, shows, exposições, espectáculos comemorativos, conferências, inaugurações, casas museu, fundações, sessões solenes, transladações, evocações, estátuas, bustos, placas e primeiras e únicas pedras.

-Exultam-se carreiras de cantadores de fado, de “cançoneteiros”, de “pintadores”, fazedores de fitas, “futeboleiros”, escrevedores de jornais ou livrécos. Todos apresentados como sendo “sem pecado”, todos personalidades exemplares apenas dotados de virtudes. Todos beneméritos e impolutos. Todos, exemplos de cultura e humanismo, de portugalidade vigente e dominante. Todos pouco (muito pouco) mais do que apenas servidores do próprio Ego, da sua carteira e dos seus próprios amigos e comparsas no “crime”. Quando ainda vivos, são exultados em debates e entrevistas onde se pronunciam sem razão aparente nem conhecimento suficiente. Falam, opinam, contestam e criticam temas que nem sequer conhecem e muito menos ainda dominam mas pronunciam-se e opinam.

-Também se celebram monumentos (alguns absolutamente “monos” e nada monumentais). Celebram-se 5 anos de um programa televisivo idiota, dez anos de dissolução de um grupo de rock (e os 11 com a sua “reunião”). Celebra-se a milésima edição de um programa de opinião, os 8000 visitantes de um blog, catorze anos de um canal, cinco anos de uma empresa, quatro meses de uma relação e cinco meses de vida.

2 comentários:

Eva disse...

Olá!
Vim aqui pedinchar. Posso?
Ops! Ninguém responde...
Pedincho na mesma ;-)
Posso "roubar-te" a estrela de David com o Fumador ao centro?
Acho que ficava a matar na barra lateral do meu blog.

Ninguém responde...

Pronto! vou roubar!

Mas se te considerares muito, mas mesmo muito roubado eu devolvo.
Certo?
;-)

aquelabruxa disse...

por acaso acho que festejar é bom, e ontem estava a ouvir a oxigénio no trabalho e anunciaram o dia nacional (ou internacional) da incontinência e lembrei -me de ti (deste post) e pensei: ó meu deus, que exagero... mas depois a locutora continuou a dizer que ia haver uma campanha informativa ao longo do país, e isso acho óptimo. por aqui (entre os meus amigos) também há sempre razão para festejar, ou alguém faz anos, ou algum sítio faz anos, ou há um concerto em benefício de alguma campanha (contra G8, por exemplo), ou alguém se vai embora (há muitos estrangeiros em amesterdão), ou alguém voltou, etc. no fim, passamos a vida bêbados, lol... mas isso une-nos, e somos produtivos. há coisas piores que festejar ;)