domingo, março 09, 2008

Santos Silva










-O governo anda nervoso. Os ministros andam nervosos.
-Se por um lado já nos habituámos aos disparates do ministro da Economia, às patranhas do ministro das Finanças, à agressividade do ministro da Agricultura, à precipitação do ministro dos Negócios Estrangeiros, ao incoerente “francês” do ministro das Obras Públicas; Eis agora a má têmpera do ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva. O homem zangou-se, aborreceu-se seriamente e apontou o dedo aos manifestantes que lhe chamavam “mentiroso e fascista”. Chamou-lhes primeiro comunistas e devolveu-lhes o epíteto de fascistas que “ele” sim… é que era um combatente pela liberdade.

-À parte da óbvia e preocupante contradição das suas palavras, surpreendeu-me o facto de que não se tivesse ofendido mais por lhe terem chamado mentiroso do que o que se ofendeu com o apelidar de fascista. Fiquei convicto de existe, pelo menos um ministro neste governo, que tem profunda consciência daquilo que é ele próprio e do que é o governo no seu todo.

-Ainda pensei que iria vê-lo ontem, de dedo em riste, ar contristado e ofendido a apontar aos cem mil professores (*) que se manifestaram em Lisboa, o facto de serem todos eles Comuno-fascistas ou Fachólo-comunistas.

(*) Disseram-me hoje, que mil professores de Aveiro e outros tantos de Viana do Castelo foram aparentemente impedidos, por quilo que parece ter sido um “excesso de zelo policial”, de prosseguirem a viagem até Lisboa e que não terão sido casos únicos.

Sem comentários: