sexta-feira, junho 15, 2007

FUMO II





















"As multas previstas para os fumadores apanhados com um cigarro aceso num local proibido são o dobro daquelas que estão previstas para os consumidores de drogas ilícitas. Se fumar pode custar entre 50 e mil euros, consumir droga dá direito a coimas de 25 a 403 euros, que podem ser substituídas pelo tratamento voluntário."

in DN online, 03.05.2007


-Irrita-me que me tratem como a uma criança e me castiguem a golpes de Lei enquanto tentam fazer-me crer que é para meu próprio bem que me tiram o direito de brincar com o meu brinquedo.

Eu explico: ao retirarem-me a liberdade de fumar em estabelecimentos públicos dizem-me que o fazem em nome da saúde de todos. Existe algo de muito perigoso em promulgar leis que nos protejam de nós mesmos. Antes de mais, não acredito na seriedade da preocupação do Estado para com a minha saúde nem para com a saúde de quem quer que seja; Em segundo lugar, sou maior, vacinado e consciente dos perigos que corro quando voluntariamente os corro. Se me falam na possibilidade de constituir (a minha pratica de fumar) um perigo para não-fumadores, respondo que a eles, tal como a mim, deve ser dado o direito de escolha e não apenas a eles mas também aos proprietários dos estabelecimentos em causa; A uns, a hipótese de escolherem um local sem fumo e aos segundos a hipótese de gerirem o seu negócio para o tipo de clientes que mais desejem ter. Além disso estou convencido que o número de gripes, constipações e insolações irão subir muito de futuro sobretudo entre os fumadores..

-As leis devem servir para garantir os direitos individuais de TODOS os cidadãos e não para protegerem os cidadãos deles mesmos, caso em que se corre o sério risco de legalizar o que em última instância constitui uma séria ameaça à liberdade individual.

-Se o propósito fosse real e não apenas uma medida economicista e de moda, seriam também imediatamente proibidos os desportos radicais mais perigosos, toda e qualquer obesidade, a frequência de alguns estabelecimentos hospitalares, alguns programas de televisão e todas as desculpas politicas para o incumprimento das promessas eleitorais.

-As leis, todas as leis, devem servir para garantir os direitos e liberdades individuais e para permitir e organizar a sã convivência entre direitos e obrigações. Caso contrário caminhamos para uma sociedade asséptica mas morta.

“Toda a acção privada que não constitua dano ou prejuízo moral ou da ordem pública bem como prejuízo de terceiros devem estar fora do alcance da Lei.”

-Tudo o resto não passa de oportunismo politico e vergonhosa demagogia.



Nota-
Ver também "FUMO"
Post de 04/Fevereiro de 2007

4 comentários:

SA disse...

"aos não fumadores devem escolher locais sem fumo"? bom daqui a pouco ate se deve dar prémios aos que fumam e incomodam os outros, que muitas vezes já estavam no local antes. quando não ha lugares para fumadores, essas pessoas não devem pura e simplesmente fumar , porque acredita prejudicam os outros

Alien David Sousa disse...

Rui a hipocrisia é uma coisa LINDA!

1.Cenário hipotético - se todos os fumadores deixassem de fumar. O governo esquecia logo essa lei porque o dinheirinho da Tabaqueira não é pouco, são milhões. Eles proíbem mas querem à mesma que se continue a fumar.

2.Quando o governo começa a ditar o que eu devo e não devo fazer, é quando eu começo a ter medo do rumo da minha vidinha. Ditadura? Ah pois é! O que virá a seguir? Os chocolates porque engordam?

3.Não me venham com merdas dos espaços fechados. Podem existir para fumadores e não fumadores.
Quanto a grandes superfícies como o Colombo, querem-me convencer de que fumando lá eu estou a provocar um possível cancro noutros? Por favor, a poluição na rua trata do assunto com mais eficácia.

4. Quanto às multas é ridículo.É um absurdo.

Os não fumadores - muitos deles - batem palmas a esta lei, e quando eu lhes digo para olharem à poluição à volta deles mudam de assunto, quando lhes digo que o estado desta vez se esta a intrometer num direito individual MEU, não ligam. No entanto, talvez daqui a uns tempos já chorem quando o estado se meter com um direito individual deles.

Gosto da minha liberdade, não gosto quando a começo a ver arranhada.


Beijinhos

aquelabruxa disse...

in-provável concordo plenamente contigo, pessoalmente não me incomodam as leis antifumo, pois até me ajudam a não fumar, mas considero-as uma falta de respeito à maturidade/sanidade do indivíduo, é realmente tratar as pessoas como crianças/monglóides. a hipocrisia consiste no interesse financeiro, pois estas novas leis e proibições são impostas pelas seguradoras, que perdem dinheiro com as pessoas que morrem (de facto) devido ao tabaco, ou doenças relacionadas, mas o governo está-se bem lixando para o bem-estar do cidadão. as seguradoras, tendo dinheiro, têm poder sobre o governo, e isso é nojento, mais ainda que fumar.
eu acho bem que não se fume em locais públicos e que se respeite os não fumadores (somos cada vez mais, há cada vez mais fumo e poluição, há que pensar nisso), acho bem que se fume menos, mas também acho que devemos ser tratados como pessoas inteligentes e responsáveis para nos comportarmos como tal. e se não o somos, a culpa é da educação (obrigatória e caduca) que os governos nos dão.

aquelabruxa disse...

mongolóides, queria eu dizer