quinta-feira, outubro 29, 2009

Redes sociais I

REDES  SOCIAIS - SOCIAL NETWORKS  IN-PROVAVEL

Ainda não entendi muito bem esta necessidade extrema que todos os habitantes da Internet parecem possuir de participar naquilo a a que se convencionou chamar “Redes Sociais”.

A algumas não entendo a utilidade, a piada, o objectivo ou a ideia que presidiu à sua criação. É o caso do “Twitter”. Enviar recadinhos minimizados e quase merdosos acerca do que se pensa ou faz a cada momento é além de redutor em termos de mensagem, uma parvoíce destinada a quem não tem nem vida social “in vivo” ou a que tendo-a, procura interrompe-la a cada momento declarando sensações que sendo suas não me interessam a mim.

Outras, como o hi 5, destinam-se aparentemente a pré-adolescentes, adolescentes e recém pós-adolescentes que por falta de amigos e telemóvel carregado pelos papás vão colocando fotos parvas q.b., em troco nú ou poses estranhas e deslocadas, a par com figurinhas que piscam como colares de lantejoulas Kitsch e pindéricas.

Confesso que tive e que se auto-mantêm um twitter e um Netlog; tenho conta no YouTube, no Msn e tenho um Facebook que uso e que visito com alguma regularidade.

Ao hi5 abri-o a pedido do filho de um amigo que queria ter amigos no seu hi5. Depois permiti de modo totalmente imbecil, que se tornassem amigos e amigas (risivél não é ? esta noção de amizade) toda uma cambada de gente simpática que não conhecia, não conheço e não tenciono conhecer nunca misturando-os com algumas pessoas que realmente aprecio.

Com o FACEBOOK aprendi a lição e não peço nem concedo o titulo de amizade a quem mo pede apenas porque sim. Não permito que desconhecidos permaneçam desconhecidos com título de “amigos” ou façam parte da minha lista de amizades.

Tenho os meus limites, as minhas condições (que não divulgo) para aceitar amigos/as e não entendo nem aceito como outras pessoas o fazem. Não é minha intenção realizar autenticas colecções de nomes de pessoas e fotos no meu facebook nem em outro qualquer local. Considero uma imbecilidade possuir-se uma rede de contactos com desconhecidos por que esses são exactamente isso apenas: DESCONHECIDOS ou apenas vagos conhecidos; do mesmo modo que não privo com o senhor Raul, com quem falei uma vez no metro na vida real, não é minha intenção privar com ele na net.

Não coleciono contactos no MSN, não procuro ninguém não uso ninguém e não me tornarei uso de quem quer que seja, não bloqueio e se o fizer terei as minhas razões para o fazer que certamente preferia não ter. Mas jamais manterei um contacto com quem quer que seja ou fornecerei o meu por básicas futilidades.

Já não tenho, nem tive nunca, idade ou vontade para tricas, “contos & ditos”, manobras de faz de conta, para me imiscuir na vida dos outros ou para permitir que o façam com a minha. Não tenho paciência para ter e exibir ídolos de barro para que outros os vejam. Os meu perfis são públicos e abertos para todos, enquanto o merecerem e fechados para os que deixaram de o merecer.

Não tenho clubes de fãs nem farei parte de nenhum!

Sem comentários: