domingo, maio 03, 2009

Vital Moreira Avô Cantigas
























Mais um exemplo acabado da rasteiríce politica que nos rodeia e que se afunda, afundando-nos a nós com ela.


Vital Moreira (essa versão surreal e pouco realista do Avô Cantigas de outrora) foi insultado em plena rua; agredido até, ao que se queixa, mas nas televisões não foi visível se o foi ou não, suponhamos que sim.

O acto de agressão é estúpido e inútil. É desrespeitoso da pessoa que o sofre e da lei de todos mas é sobretudo bárbaro e inaceitável por parte de quem o comete.


Os insultos não os ouvi como tal. Chamar “vira-casacas” a quem professava os ideais comunistas com tanta convicção como aquela com que agora não professa ideal algum, não me parece ser insulto. Afinal o homem não é alfaiate (honrada e utilíssima profissão) e se o fosse o insulto seria para a respeitável classe dos alfaiates e similares.

Logo se levantaram as vozes do “Coro dos Caliméros” a exigir desculpas a quem obviamente nem culpas possuía. José Sócrates talvez tenha mesmo equacionado queixar-se judicialmente; Outro José, o Saramago veio defender o “Camarada” de outras andanças com a indignação possível. Não seja que um dia destes lhe aconteça a ele o mesmo ao entrar na fronteira do país que ainda parece ser o seu intermitentemente. Francisco Louça logo que ali viu uma câmara de TV apontada, desfiou a defesa da honra de Vital Moreira. Todos, sem excepção, os “caceteiros de serviço” se apressaram para derramar as habituais lágrimas “crocodilianas”, exigir as vulgares desculpas e esfregar as mãos de contentamento pela vitimização que tal poderia trazer ao seu “excelso candidato” à mesma Europa contra a qual tantas vezes tanto perorou.


Comunistas deste país, ponham-se de joelhos, peçam Perdão, envergonhem-se todos com sinceridade do que (não se sabe quem) fez e depois… depois nada. Digam-lhe apenas que quem anda à chuva molha-se, que manifestações populares (como o nome indica) são para populares e que se ele se sentiu tão honrado por já possuir a sua “Marinha Grande” (1) então ele é deveria agradecer.

Mas que foi malfeito se o agrediram… lá isso foi!

(1) Foi na Marinha Grande que Mário Soares levou (alegadamente) umas chapadas de elementos (alegadamente) afectos ao Partido Comunista durante a 2ª volta das eleições presidenciais em que disputava (alegadamente) a presidência com Freitas do Amaral (também este alegadamente “Vira-Casacas) em 14 de Janeiro de 1986. A vitimização foi de tal ordem que há quem considere ter sido a partir deste acontecimento que Soares (alegadamente Mário) ganhou o “Elan” para vencer as presidenciais.


1 comentário:

Anónimo disse...

É claro que tanto a CGTP como o PCP condenaram imediatamente a agressão (ou tentativa dela) de que foi alvo Vital Moreira, tanto mais que até tinha sido convidado para estar presente na cerimónia da CGTP.

Compreendo e aceito que nem a CGTP nem o PCP tenham feito referência às questões que indico abaixo, mas os analistas da TV deveriam ter alertado para a forte responsabilidade do próprio Vital Moreira no acontecimento, a saber:

1º) Porque é que Vital Moreira, em vez de ir para a tribuna e para junto da direcção da CGTP, onde nada se teria passado, decidiu passear-se pela Av. Almirante Reis?

2º) Quereria testar a mole humana que por ali desfilava e que deveria calcular já está suficientemente traumatizada pela política do PS? Não se passou nada: ele que vá para um jogo de futebol, Porto / Benfica, para junto da claque dos "NO NAME BOYS" com um cachecol do F.C.Porto e depois logo vê o que lhe acontece (ou vice-versa)!

3º) Será que Vital Moreira procurava o inevitável ou é mesmo inocente? Não creio que o seja e assim só resta a alternativa, e não lhe fica muito bem.

4º) Sabendo Vital Moreira que aquela era uma concentração da CGTP, porque exige desculpas ao PC?

Ter-lhe-ão chamado de "traidor". Vital Moreira diz que é por ter saído do PC. Não creio! Acredito que foi por se ter aliado a um partido que tantos direitos retirou aos trabalhadores com o novo "Código do Trabalho". As pouquíssimas leis que os poderiam favorecer acabaram congeladas. Há motivos fortes para os trabalhadores se sentirem revoltados, em especial, os mais esclarecidos...

5º) Será que estão a faltar analistas verdadeiramente independentes à nossa TV?

Zé da Burra o Alentejano