terça-feira, maio 12, 2009

Pequeno Dicionário de Futebol

futebol futball ball in-provavel

Futebol para iniciados, imbecis ou verdadeiros nabóides!!

Jogo (Desafio, Partida, Encontro, Match) de Futebol – Um jogo originalmente encarado como um desporto em que onze cavalheiros e outros se envolviam com o objectivo de fazer (apenas usando apenas os pés e muito raramente a cabeça) entrar uma bola de couro no interior de uma zona delimitada por dois postes, uma trave e uma rede. Acto a que (ainda hoje se chama GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO).


A “Minha equipa” – Grupo de profissionais do futebol que constituem a equipa apoiada ganhando estupidamente mais do que aqueles que pagam para os ver e que nunca fizeram ou farão parte dela.


Dia de jogo – Demora em média 7 dias para acontecer e outro tanto para ser esquecido. Envolve uma semana de preparação intensa e exige mais esforço, atenção, tensão e trabalho do que o próprio trabalho dos envolvidos.


Cego, Gatuno, Vendido, Corno (etc.) – Palavras que antecedem outras palavras e expressões dirigidas aos árbitros, às suas mães, esposas e família em geral, sempre que toma decisões contrárias à nossa opinião ESCLARECIDA E ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTE.


Intervalo (No Estádio): Espaço de 15 minutos destinado a esvaziar a bexiga e voltar a enchê-la (ou vice-versa).

(No Café): Espaço de 15 minutos destinado a esvaziar a bexiga e voltar a enchê-la (ou vice-versa), apagar um cigarro e acender outro, pedir mais um pratinho de moelas e trocar píropos com os adeptos do outro clube.

(Em casa): Espaço de 15 minutos destinado a esvaziar a bexiga e voltar a enchê-la (ou vice-versa), apagar um cigarro e acender outro, ouvir a opinião dos circunstantes, dar duas chapadas nos garotos, apanhar os vidros da garrafa de cerveja que se partiu de encontro à parede e voltar a insultar os “Gajos da televisão por cabo”.

“Ganhámos” – Algo que quando acontece serve de desculpa para urrar, buzinar, saltar, beber de mais, ser agressivo, insultuoso e mal educado e que dura até ter terminado a recordação viva do facto em causa.


“Perdemos” – Exactamente o mesmo.


Nota 1: Gosto de ver Futebol, quase sempre. Não gosto, quase nunca, de muita gente que o vê.

Nota 2: Parabéns ao Futebol Clube do Porto por mais um título de Campeão Nacional conquistado.

1 comentário:

aquelabruxa disse...

sim, eu também gosto dos jogos entre selecções, e muita gente que gosta de futebol mete-me medo...