quinta-feira, maio 01, 2008

FERIADOS NACIONAIS À PORTUGUESA











-Os portugueses são por excelência o povo europeu com maior espírito de contradição para com os feriados, Ora vejamos:

1 de Janeiro - ANO NOVO – Celebra-se o primeiro dia do novo ano. Por cá ainda estamos a pensar naquilo que teremos feito ano anterior: sonegámos o suficiente nos impostos? Será que escapámos às multas todas? Esquecemos um dia de férias ou usámos todas as faltas permitidas por lei? O que se passou depois do primeiro brinde às 11 da noite? Como foi que chegámos a casa? Como apareceu aquela nódoa negra? Quem pagou a conta? Quem era a morena bonita com quem tomamos o pequeno-almoço?

CARNAVAL - Por todo o lado, toda a gente parece andar disfarçada de qualquer coisa. Por cá, usamos a cara de pau de todos os dias; o mesmo sobrolho carregado a pensar nas contas até ao fim-de-mês; o mesmo ar carrancudo de quem não sabe o que é uma promoção ou um aumento desde há muitos anos; as mesmíssimas “trombas” de quem não vê nada que sendo novo seja melhor.

PÁSCOA – Altura de meditação para todos. Para nós é tempo de férias na neve, no Algarve, no Brasil, Cuba ou noutro destino qualquer que não podemos pagar.

25 de ABRIL (dia da liberdade) – Somos capazes de ser detidos por um policia qualquer, apenas porque por ser dia da liberdade, decidimos alimentar os pombos na praça ou por fumar um belo charuto no restaurante favorito e insultar o agente que nos chamou a atenção. Nada como “ir dentro” no dia da Liberdade!

1 de Maio (Dia do trabalhador) – Talvez alguns estejam de serviço neste dia e amaldiçoem a contradição de trabalhar no dia que por excelência deveria ser de descanso. Todos os outros que se encontram livres, lamentam o facto de não haver que trabalhe no dia que celebra precisamente o trabalho. “Irra um tipo quer ir ao hipermercado e nada, quer fazer compras, nada… Porra, está tudo fechado neste dia? Já ninguém trabalha?”

10 de Junho - DIA DE PORTUGAL – C’um Canéco! Vem mesmo a jeito este dia de Portugal para dar um salto ao lado de lá da fronteira; Comer bem e mais barato, fazer umas compras para as férias que se avizinham, abastecer a dispensa (que lá é mais barato) e sobretudo encher o depósito do carro que já nem sabia o que era estar cheio há muito! Dia de Portugal… Viva Espanha!

1 de Dezembro (Dia da independência) – Grande Feriado pá!
Logo de manhã depois do litro de café e dos primeiros três cigarros, corremos de bicicleta em volta do bloco. Cruzamo-nos com os “ganzados” todos da vizinhança encostados às esquinas e com a garotada que chega da discoteca com a garrafa de água na mão, os olhos injectados e ainda a curtir os speeds da noite. Sentamo-nos ao computador a surfar na net e cerveja após cerveja esperamos a hora de sair com os amigos para apanhar uma carraspana das antigas!

NATAL – Época de dádiva? Como? Todos os anos os presentes que ofereço são melhores e mais caros do que as tralhas que me dão a mim. Sempre as mesmas peúgas da Tia Nanda, o mesmo desodorizante e after-shave do primo Alberto, o mesmo “uísque marado” do António a mesma desculpa do Alberto. P´ró ano vão ver o que lhes dou! Dádiva uma ova!

Sem comentários: