sábado, abril 19, 2008

LUÍS FILIPE MENEZES, PSD, CRISE ou não e outros pensamentos








As elites e os barões assinalados.

-Um partido político caracteriza-se por agregar em si um conjunto de pessoas com ideias e princípios comuns. Mas um partido político não é apenas um conjunto de indivíduos irmanados nas ideias políticas. Um partido, representa também as ideias, aspirações, interesses e anseios de cidadãos; De TODOS os cidadãos que nele votam ou que de um qualquer modo nele se revêem.

-Um partido político possui a ideologia daqueles que o compõem: os militantes; de TODOS ou se em Democracia, da sua maioria. Os líderes devem ser eleitos maioritariamente segundo regras claras, pré-definidas e aceites comummente. O papel dos líderes é liderar: definir tempos e modos de actuação, elaborar estratégias de oposição ou de projecto de governação, políticas tendo como finalidade que uma vez atingido o poder, possam obter o melhor para TODOS os cidadãos; Pelo que o poder não é em si mesmo uma finalidade, mas sim um modo para concretizar ideias e princípios.

-Não conheço partido político algum que nos seus estatutos ou regulamento interno, preveja a existência de “benjamins”, “notáveis”, “barões”, “delfins” ou “herdeiros ideológicos”.

-No seio de cada partido, tal como na vida nacional, existem locais próprios de troca e debate de ideias. Mas ao contrário da vida político-institucional, de que todos fazemos parte, na vida política de um partido estão apenas aqueles que de livre vontade lá querem estar em consonância com as regras pré estabelecidas. Posso demitir-me de um partido mas não posso jamais demitir-me da minha qualidade de cidadão.

-Por isso, quando assisto à “sanha contestatária” anti-Meneses, não posso deixar de me interrogar acerca das responsabilidades que cabem a cada um dos intervenientes: Aos contestatários por terem estado sempre ausentes dos processos de escolha do líder, sem apontarem caminhos ou alternativas válidas; Aos media por embarcarem na política do “soundbite”, conferindo espaço de divulgação a opiniões que se encontram, desde logo, no espaço errado de emissão e que apenas aproveitam a quem imerecidamente tem merecido a sua transmissão… e aos seus retransmissores em busca da audiência.

-Num aspecto pelo menos, Meneses é um líder que antes de o ser já o era. Tal foi o modo como, ainda antes de se propor à liderança do PSD, já era temido e atacado pelo “baronato histórico” do seu partido, naquilo que me pareceu ser um profundo receio pela perda de “privilégios de influência” contra os quais Meneses sempre disse pugnar. Estes “barões” parecem não entender que ao atacá-lo sem modo nem método e muitas vezes sem razão, o projectam.

-Marcelo Rebelo de Sousa, tem-lhe repetidamente chamado incoerente e populista, esquecendo-se que foi ele próprio, quem se atirou ao Tejo em campanha autárquica e quem garantiu que não seria candidato a líder ainda que “Cristo viesse à terra”. Foi candidato a líder e líder mas Cristo não veio. Foi também ele quem criticou o facto de o PSD possuir um líder que não estivesse na Assembleia da República tendo ele próprio sido líder não estando na dita Assembleia.

-Muitos outros, que por omissão e silêncio, contribuíram para dois anos de apagadíssima oposição e que então lhe criticavam o facto de apresentar alternativas, fazem eles próprios o mesmo AGORA, mas sem a apresentação de qualquer alternativa.

-São as bases que mandam em quem as dirige e não o oposto. Ao acusar, quem quer que seja, de manipular as bases de um partido, insulta-se o militante comum de falta de visão e entendimento e esse facto paga-se nas urnas a seu tempo contra quem o afirmou. As bases por serem bases não são nem incultas nem inconscientes.

-Desta vez também irá provavelmente ser assim.















Terça-feira, Setembro 25, 2007

Luís Filipe Menezes Vs. Marques Mendes

1 comentário:

Pedro disse...

Menezes não aguentou a pressão. É hora de fazer frente ao Governo socialista. Pedro Passos Coelho, pela sua juventude e clarividência, poderá ser uma excelente solução para o partido e para o país...