sábado, abril 26, 2008

Cavaco Silva preocupado com incultura política juvenil












"O 25 de Abril foi uma revolução feita por Salazar contra o General Spínola que queria ficar com as antigas colónias só para ele. O 25 de Abril aconteceu a 10 de Junho que foi o dia em que nasceu um tal Camões que era Capitão do exército e amigo do Paulo de Carvalho que foi o culpado de tudo ter começado por cantar uma música na rádio ainda de madrugada. Por causa dessa música a tropa ficou muito zangada e pegou nos tanques para vir para Lisboa prender os PIDES que eram a ASAE desse tempo. Tudo isto, enquanto um tal Otelo ouvia rádio longe dali.

Antes do 25 de Abril as pessoas andavam em guerra civil umas com as outras e não podiam falar porque o governo não permitia nem a liberdade, nem os isqueiros, nem a Coca-Cola.

Depois da revolução, Marcelo Caetano foi nomeado presidente de um Conselho que era da Revolução e foi ele quem aconselhou Soares e Cunhal a virem do estrangeiro para trabalharem nas primeiras eleições a sério; nas outras que houvera antes, ganhara um General morto em Espanha. Logo a seguir as colónias emigraram para a África."

O Presidente da Republica manifestou a sua preocupação para com o desconhecimento demonstrado por muitos jovens acerca do que foi o 25 de Abril e do que é a vida político/institucional. Ainda bem que ficou apenas por essa área do conhecimento!

Sem comentários: