-Bill Gates, anunciou recentemente a sua intenção de deixar a direcção das empresas Microsoft. O homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada de 50 mil milhões de dólares anunciou que iria deixar a sua actividade diária na sua empresa para se poder dedicar mais intensamente ás actividades contra a pobreza e exclusão, que vem desenvolvendo através da fundação que criou para o efeito. A notícia chocou meio mundo. Porque razão alguém no seu perfeito juízo, largaria o lugar de poder da maior empresa do mundo, especialmente quando há quem sempre o tenha acusado de ser uma espécie de Lex Luthor, empenhado em controlar o mundo. A verdade é que Gates controla já o mundo, isto num sentido tecnológico pelo menos. Imaginem se cada PC existente deixasse de repente de funcionar ou passasse a funcionar em função dos interesses de alguém mal intencionado. Seria o mergulho no caos. Se isto fosse o que Bill Gates pretendeu desde sempre, ter-lhe-ia bastado implantar um bug nos seus sistemas operativos, se bem que com os crashes do Windows por vezes…
-No entanto, apesar da sua posição dominante não parece possuir no corpo um só osso megalómano. É sem dúvida, o maior filantropo da actualidade e o maior contribuinte para causas humanitárias; Ainda que isso signifique que os seus herdeiros recebam apenas uma pequena fracção da sua fortuna. Já afirmou não pretender ser o homem mais rico do mundo e apesar de tudo o que atingiu, permanece surpreendentemente humilde e sempre com um sorriso no rosto.
-Isto tudo está para lá da minha natureza cínica, mas acredito com convicção que deve tratar-se de uma pessoa excelente e congratulo-me com a sua decisão de deixar a Microsoft para ajudar os que mais necessitam de ajuda.
-Pelos vistos, o 2º mais rico homem do mundo, Warren Buffet, pensa como eu, pois decidiu entregar 80% de 85% da sua fortuna pessoal, à fundação Bill e Melinda Gates.
Rui
1 comentário:
mas seria interessante saber por onde param muitos dos investimentos do nosso Bill...
Isto de ser "o homem mais rico" quer dizer muito pouco!A riqueza vem de algum lugar, e certamente que não vem apenas da venda de "janelas" para usarmos! Seria interessante saber os contratos da Microsoft com o império militar-industrial, por exemplo..., isto apenas para pensar um pouco mais longe sobre a sua bondade.....
Se quer ajudar, tudo bem! Mas sinto que nunca indireitará o que entortou!
Boas férias para vós!
Enviar um comentário