sexta-feira, julho 07, 2006

BILL GATES








-Bill Gates, anunciou recentemente a sua intenção de deixar a direcção das empresas Microsoft. O homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada de 50 mil milhões de dólares anunciou que iria deixar a sua actividade diária na sua empresa para se poder dedicar mais intensamente ás actividades contra a pobreza e exclusão, que vem desenvolvendo através da fundação que criou para o efeito. A notícia chocou meio mundo. Porque razão alguém no seu perfeito juízo, largaria o lugar de poder da maior empresa do mundo, especialmente quando há quem sempre o tenha acusado de ser uma espécie de Lex Luthor, empenhado em controlar o mundo. A verdade é que Gates controla já o mundo, isto num sentido tecnológico pelo menos. Imaginem se cada PC existente deixasse de repente de funcionar ou passasse a funcionar em função dos interesses de alguém mal intencionado. Seria o mergulho no caos. Se isto fosse o que Bill Gates pretendeu desde sempre, ter-lhe-ia bastado implantar um bug nos seus sistemas operativos, se bem que com os crashes do Windows por vezes…
-No entanto, apesar da sua posição dominante não parece possuir no corpo um só osso megalómano. É sem dúvida, o maior filantropo da actualidade e o maior contribuinte para causas humanitárias; Ainda que isso signifique que os seus herdeiros recebam apenas uma pequena fracção da sua fortuna. Já afirmou não pretender ser o homem mais rico do mundo e apesar de tudo o que atingiu, permanece surpreendentemente humilde e sempre com um sorriso no rosto.
-Isto tudo está para lá da minha natureza cínica, mas acredito com convicção que deve tratar-se de uma pessoa excelente e congratulo-me com a sua decisão de deixar a Microsoft para ajudar os que mais necessitam de ajuda.

-Pelos vistos, o 2º mais rico homem do mundo, Warren Buffet, pensa como eu, pois decidiu entregar 80% de 85% da sua fortuna pessoal, à fundação Bill e Melinda Gates.

-Ele já conquistou o mundo, e não faria qualquer sentido destruí-lo agora, até porque ele já está muito mal. Por isso, porque não salvá-lo?


Rui

1 comentário:

zoltrix disse...

mas seria interessante saber por onde param muitos dos investimentos do nosso Bill...
Isto de ser "o homem mais rico" quer dizer muito pouco!A riqueza vem de algum lugar, e certamente que não vem apenas da venda de "janelas" para usarmos! Seria interessante saber os contratos da Microsoft com o império militar-industrial, por exemplo..., isto apenas para pensar um pouco mais longe sobre a sua bondade.....
Se quer ajudar, tudo bem! Mas sinto que nunca indireitará o que entortou!
Boas férias para vós!