quinta-feira, julho 06, 2006

Mãos Livres













-Na imparável e inesgotável corrente de exemplos da estupidez humana, encontrei no topo da lista aqueles seres patéticos que berram para os telemóveis em locais públicos, miríades de informações que a maioria de nós poderia perfeitamente ignorar durante toda a vida sem qualquer prejuízo.
-Nas livrarias (outrora locais relaxantes e sossegados), pavoneiam-se dizendo em voz alta os mais elaborados disparates a companheiros invisíveis, tal como na minha infância o faziam os “tolos” típicos de alguns locais da baixa.
-Graças à invenção dos auriculares sem fios, já me aconteceu estar a falar com alguém quando subitamente a pessoa à minha frente sem aviso e sem remissão, atende uma chamada. Levo quase sempre trinta segundos para entender que a conversa acerca do “António que está no Brasil” ou do “Dr. Ferreira que tem o estudo de impacto atrasado”, não me é dirigida e invariavelmente reajo do mesmo modo, virando as costas à pessoa em causa e indo embora como se já lá não estivesse ninguém.
-Quem é que neste mundo pode pretender estar sempre tão disponível para o dito mundo, que não possa correr o risco de perder uma chamada importantíssima de alguém que lhe liga para saber se foi ele/a quem lhe ligou? Por vezes penso que são todos pessoas tão importantíssimas como eles gostariam que eu pensasse que são; Penso que todos sem excepção de marca, cor, modelo ou avanço tecnológico, são médicos de plantão para um transplante, espiões a defender a paz mundial ou psicólogos capazes de, com uma chamada, fazer alguém descer da ponte de onde pretendia atirar-se. E no entanto, é vê-los a passear esbracejando de um lado para outro, com ar sério e compenetrado, gritando ao telefone como se estivessem apenas à espera que um helicóptero descesse ali e com uma catréfada
de guarda-costas os levassem à sede da ONU.-

-Alguém se recorda de umas coleiras que quando o cão ladrava demasiado alto libertavam uma ligeira descarga eléctrica? Pois é, gostaria de sugerir à Nokia, Motorola e outros fabricantes de acessórios para telemóveis que incorporassem nos auriculares algo semelhante, talvez assim se parasse a berraria ridícula desses seres, ou então pelo menos lhes desse uma razão real para a dança de S. Vito que executam enquanto falam.

Rui

Sem comentários: