quarta-feira, março 08, 2006

Mulher













-Ora bem, nada melhor do que o dia de hoje para fazer esta confissão: Gosto de mulheres!
-Gosto delas em particular e em geral. Aliás é um hábito que me vem de tenra idade. Comecei por gostar da minha mãe, logo a seguir da minha avó e depois fui gostando de muitas das mulheres que me entraram na vida e que nela, mais ou menos, permaneceram. Gostei das minhas professoras, das minhas colegas de estudos e gostei sobretudo de todas as que foram e algumas são ainda, minhas sinceras amigas.
-Não achei nunca que as mulheres sejam seres especiais, sobredotados de algum modo ou menos capazes do que quer que seja. Não são também com certeza, mais sensíveis ou mais frias do que são os homens. Não têm manhas, técnicas, tácticas, pensamentos, atitudes ou argumentações diferentes das dos homens, e se as têm são apenas fruto da sua evolução no contexto histórico-social.
-Não achei nunca e não o penso ainda hoje, que elas necessitem de quotas para participarem em qualquer campo da vida social, politica, ou laboral ou outro. Também não partilho a opinião contrária de alguns homens que temem os progressos que elas fazem em termos de carreiras de chefia a todos os níveis ou a sua preponderância no ensino superior; Para mim, isto não passa da regularização de uma situação, essa sim, de desigualdade e profunda injustiça que antes se verificava. Nada disto é mais do que evolução natural numa sociedade que se deseja igualitária.
-Não gosto de mulheres como quem gosta de uma obra de arte, mas como quem gosta de uma pessoa. Não devem, nem podem ser jamais, encaradas como um enfeite do mundo, como eternas vitimas da sociedade ou como se nela desempenhassem um papel com atribuições exclusivas de segundo plano. As mulheres, não devem ser nem “feministicamente” exaltadas, nem “marialvamente” desprezadas. As mulheres são seres humanos e apenas tanto quanto os homens o são. Essa é a característica que me faz gostar de mulheres em geral tanto como gosto dos homens e em particular (num único caso) mais, muito mais.

Rui

2 comentários:

contradicoes disse...

Venho agradecer a visita, retribuindo-a. Concordo em geral com o post, embora continue a não descorar
que a mulher continua a ser discriminada, concordando que não deve ser por isso transformada em vítima.

H. Sousa disse...

Excelente! É isso mesmo. E o mesmo se aplica a toda a gente. Eu não vou nessa de discriminar por quotas.