quinta-feira, julho 10, 2008

Taxa Robin dos Bosques













Em Abril de 2007 escrevi isto. Mal eu sabia que se ainda hoje se aplicaria tão bem.


ROBIN DOS BOSQUES

_____________________________________________________________________________________


Se Robin dos bosques tivesse existido, aparecesse por cá, encontrasse algum bosque não ardido e não edificado e escrevesse ao Príncipe José, talvez fosse isto que ele escrevesse.


Senhor Príncipe:

-Eu, não sou nobre nem tenho em mim outra nobreza que não seja a das atitudes e Vós, se sois nobre, é apenas ao povo que o deveis e não aos Vossos actos por ele.
-Vós, cuidais do preço da lenha (1) como vos convém, deixando que o aumentem sempre que sobe em bruto e mantendo-o alto sempre que desce ou permitindo que outros o façam porque beneficia o V. orçamento.
-Usais da usura (2) em vosso proveito, aproveitando-vos das nossas necessidades e até os poucos vícios que nós temos (3) que taxais com impostos brutais para construíreis o Vosso novo pombal (4).
-Dais acolhimento (5), privilégios (6) e grandes tenças (7) aos amigos, familiares e afilhados que tendes na Vossa corte. Enquanto nós e os nossos, nem trabalho digno conseguimos e temos que trabalhar cada vez mais anos da nossa vida. Fazeis isto tudo com os nossos impostos.
-Mandais fechar, hospitais, e locais de ensino do povo e desprezais os vossos próprios funcionários que sempre vos serviram.
-Fazeis-vos valer de títulos que não conquistásteis por qualquer mérito que fosse Vosso e usásteis da falácia e da falsa promessa para conquistar o povo a quem agora não respondeis com mais do que meios silêncios.
-Se nós caçamos um veado, somos taxados e vós comeis meio veado. Se não caçamos comeis o veado todo enquanto nós comemos apenas pão a que aumentais o preço muitas vezes (8) na mudança de ano.
-Quando o povo vos pede contas e cuidado com os gastos (9), ergueis bem alto a cabeça e passais ao lado como se nada, nem o poder devêsseis.
-Um bom governante distingue-se dos outros pelo simples facto de ser bom; por se preocupar com pormenores tão pequenos como o povo que o elegeu, o seu bem-estar, e a sua satisfação.
-Bem sabeis senhor, que um fraco príncipe faz fraca a forte gente; Mas não aposteis nem sempre, nem tanto, nem tudo como o tendes feito em tal dito.



Legenda:
(1) Gasolina
(2) Taxas bancárias
(3) Imposto sobre o tabaco
(4) Aeroporto
(5) Tachos
(6) Cargos
(7) Reformas
(8) 12%
(9) Obras



Nota: Robin não entende nada de economia e finanças, de reformas pseudo-estruturais, confunde conbustíveis e ignora muito acerca da governação de um país moderno. No entanto, seria isto que poderia pensar e esta a sua opinião acerca do nosso príncipe governante.

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

Simplesmente brilhante Rui!

Beijinhos