sábado, junho 14, 2008

E AGORA EUROPA?













O NÃO da Irlanda ao Tratado de Lisboa


Não há plano "B". Não foram equacionadas alternativas. Não existem outros modos de ultrapassar o NÃO irlandês?

É pena! É francamente pena, pois este tratado poderia permitir à Europa o passo em frente que sempre tem faltado dar em situações que requerem decisões céleres e eficazes. É pena, pois o tratado iria reforçar o poder do voto dos europeus os poderes do Parlamento Europeu. Finalmente é pena pois é uma vez mais o adiar da Europa. Ou ainda pior, pode muito bem vir a significar o início do já célebre "avanço a duas velocidades".

De realmente surpreendente apenas o facto de ter sido o país que mais beneficiou com a sua entrada na Comunidade quem deu esta nega ao tratado.

Existem muitas formas de dizer SIM à Europa. Pode ser-se europeísta discordando da forma e/ou do conteúdo desse pensamento único que nos querem impingir. Pode ser-se europeísta pensando e discordando e isto apenas porque a Europa (tal como a penso) não é um Estado mas uma Federação de países com interesses comuns, com desavenças sanáveis e com capacidade de desempenhar um papel importante a nível mundial.

Não, não sou anti-Europeu, nem sequer sou anti-o-que-quer-que-seja. No entanto, por coincidência, embora não acredite nelas, a cada tratado a nossa situação piora. A culpa não é da Europa e sob o ponto de vista puramente politico, sou favorável a este tratado e não o era à anterior tentativa de Constituição Europeia. Mas sou favorável a que seja referendado. Porquê? Por ser esse o único meio de reunir o consenso de que tal “acordo reformista” necessita para que efectivamente seja credível, represente efectivamente os cidadãos europeus e estes se sintam por ele representados. No entanto, os partidos políticos de charneira, assustados com os anteriores “chumbos” da França e da Holanda à tentativa de “Constituição Europeia”, procuram impô-lo como facto consumado.

E eis agora o resultado… de novo!

E agora Europa?

2 comentários:

Pedro disse...

Uma Europa cada vez mais alargada e retalhada!!! Uma Europa sem liderança mundial, a reboque dos EUA e com um rumo incerto!!!Obrigado irlandeses...

H. Sousa disse...

Europa porquê, para quê e para quem? São as três perguntas que não têm resposta. Porque apenas existiu o para quê e quem (dinheiro para alguns) que já nem há. Passada a euforia do dinheiro já não se vê razão para estar na Europa. Ninguém é europeu como se é do Porto ou do Benfica. Logo, é um projecto para descartar.