quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Ele há coisas do… Irra.

Untitled - 2

De repente uma pancada vinda de trás acertou-me no ombro direito.

-C’mo está? Lembra-se de mim?

Já aconteceu a toda a gente.

Não faço ideia de quem seja aquele personagem de cara aparvalhada e olhar irritantemente brilhante, quase feliz ou pelo menos sinceramente alegre e irritante.

- se lembra de mim?

E outra palmada no ombro.

-Bem realmente… sabe como é a memória, ás vezes…

-Vá lá… pense um bocadinho, pá!

Mais uma palmada e outra.

Procuro em todos os arquivos da minha memória e nada. Nem a cara nem esta voz fininha e melada se encontram lá em local algum. Nada… e ele ali sem dar mostras de seguir o seu caminho para que eu possa retomar o meu.

Seria um colega de estudos, da tropa, da politica, seria familiar de alguém, amigo de um amigo? Seria do Coral, da natação, um ex-colega de trabalho… mas quem de onde? De Lisboa? De Coimbra?

Podia ser o Fernando Valente ou o João Malhado que tinham uma voz assim e também falavam com tiques de quéque e que não vejo há… não o Fernado morreu e o Malhado anda de cadeira de rodas.

-V’lá Carlos… sou eu o F’lipe. O F’lipe da equitação! Você namorou com a minha irmã, a Lita. Imagine que ainda ontem falei com o Jorge e os outros sobre si. Qué feito?

(Carlos? Ele chamou-me Carlos? Também não sabe quem eu sou, isto é uma confusão dele que me confundiu com alguém.)

-Pois é F’lipe. Grande F’lipe agora me recordo. E também já me lembro porque não te reconheci.

Enquanto falava apertei-lhe o ombro direito até lhe ver desaparecer o sorriso e dobrar ligeiramente ambos os joelhos.

-Atão? Estou assim tão defrente?

-Não! Não te reconheci porque sempre te achei um chato, um empretigado e um tipo insuportável. Além disso se fosses alguém interessante, importante ou com algum significado havia de me lembrar não achas? E depois o Jorge e o resto daquela gentalha da equitação eram todos umas bestas como tu. Passa bem e diz-lhes isso mesmo! Já agora… a feiosa da tua irmã conseguiu encontrar algum palerma que casasse com ela?

Não me lembro de ter visto alguém tão embaraçado desde há muito. Atirei-lhe ainda à cara um “Passar bem” seco e deixei-o especado no passeio a ver as minhas costas a afastarem-se levando-me com elas.

Apenas gostava de saber o que os rapazes da equitação pensarão agora do tal Carlos.

Sem comentários: