segunda-feira, agosto 10, 2009

Silly Season / Parvoeiras de Verão (3) ou a má educação, a falta de Educação e a ignorância básica do que é ser minimamente educado em Portugal

Pig Porco

Exactamente ao contrário daquilo que muitas vezes tendemos a pensar, o ser humano não está assim tanto mais evoluído do que o macaco, o bacalhau, o carneiro, a cobaia ou o carapau.


É surpreendente como algo aparentemente tão simples com permanecer ou circular em locais públicos pode ser tão complicado para algumas pessoas. Como grupos de dois seres humanos são capazes de permanecer num passeio, a ouvir pedidos de licença de centenas de outros e não se movem um metro que seja para que estes possam passar.


É notória a dificuldade que certos indivíduos sentem para pedir uma simples informação e não tratar o “informador involuntário” por Chefe ou “Tchéfe”, Tá-me a ouvir, Diga-me aí ou o mais vulgar: Oiça lá! E depois de obtida a informação (que eu nessas situações dou o mais errada que posso) arrancam sem sequer um ”Obrigadinho Chéfe!”


Nunca me surpreende o desconhecimento de determinados donos de animais que não os abandonando de só uma vez, vão abandonando parcialmente as sobras das suas entranhas intestinais pelos jardins e passeios, numa actividade a que chamo “ Passeio 3 M’s”: Merda de passeio, Merda de cão e dono de Merda!


Também não desconhecia que existe um forma violenta de “cegueira violenta” nos transportes colectivos que ataca no preciso momento em que entra alguém com uma criança ao colo. Neste instante, a paisagem torna-se subitamente interessante e o sono ataca todos os que não olham a paisagem.

Noções tão básicas e simples como andar pela direita, oferecer o lugar a quem mais dele necessite, pedir por favor e agradecer com “obrigado” são noções que os pais (caso as possuíssem) deviam tentar transmitir aos seus rebentos desde o berço.

4 comentários:

Unknown disse...

Com franqueza,
gostei destes comentários.
quer pela pertinência,
quer pelo oportunismo,
quer porque era isso que gostava de dizer.!!!!!!
Como vez, há muitas coisas que eu concordo contigo. Felizmente que não é com tudo, porque isso faz a minha personalidade.Mas já é bom !!!!!!!!!

Unknown disse...

...No meu quarto pra ti!
Venha...

Inês Brito disse...

Agradecida pela visita e sempre pronta para nova recepção ;) Logo que possa dou uma vista de olhos mais a fundo por cá.

Bj,
(i)

aquelabruxa disse...

lol, e não saberem circular (pela direita!) é realmente estranho.