terça-feira, junho 23, 2009

Noite de S. João
























Porque esta noite é noite de S. João


Hão-de sair à rua os milhares do costume com os martelinhos de plástico, agora feitos na China, a fazer a algazarra do costume. Uns divertem-se, outros esforçam-se para concretizar o sonho de diversão que guardaram para este dia outros emulam o contentamento que não sentem.


O cheiro a sardinhas assadas (ao preço do costume) vai invadir a cidade toda até à náusea e nos céus hão-se haver balões de papel a arder e foguetório;que a crise hoje não tem lugar.

Vai correr vinho e cerveja até chegar ao Douro onde os políticos do costume jantarão a bordo do barco habitual longe do povinho e das marteladas.

Já não existem fogueiras para saltar, nem raminhos de cidreira com arruda no interior e rareiam os alhos-porros.

Pela manhã, o nevoeiro das madrugadas há-de esconder à cidade os que dormitam nos bancos de jardim e nos portais gastos. Hão-de haver garrafas vazias e sapatos pelo chão e nos pés, bolhas dolorosas como as paixões que o S. João trouxe e levou.

O metro vai andar cheio toda a noite e há-de levar, já de manhã, os corpos cansados, os hálitos alcoólicos e as frustrações de outra noite de S. João.


Quem sabe, para o ano também haverá S. João.

1 comentário:

aquelabruxa disse...

aqui temos o dia da rainha (30 de abril), tudo vestido de cor-de-laranja a vender coisas velhas pela cidade toda e no fim do dia tudo muito bêbado... este ano houve um atentado contra a rainha no dia da rainha (yeah!). mas tipicamente o holandês ou estava com os copos ou em ácido e falhou a carrinha real, estampando-se contra um poste e morrendo para nem sequer explicar o que lhe deu.