quarta-feira, setembro 19, 2007

Culinária para iniciados













-No caso de ser uma daquelas pessoas que não distingue um frito de um guisado, uma batata cozida de uma assada, um tacho de um fervedor e até nem sabe onde ficam guardadas as frigideiras na sua própria cozinha, aqui deixo alguns pequenos conselhos que se podem vir a revelar de algum interesse, caso deseje iniciar-se nas lides da cozinha.
- Para começar seria bom se conseguisse localizar em sua casa alguns pontos de interesse como a dispensa, o frigorifico e o armário dos tachos e panelas. Isto, claro, apenas no caso de pretender fazer algo mais do que colocar batatas pré-fritas congeladas na fritadeira eléctrica.
-Não recomendo a ninguém que frequente um desses muitos cursos de culinária para idiotas chapados; quanto mais tarde tornar a sua ignorância um facto público, melhor e na culinária também é assim.

-Deve começar por aprender a diferença que existe entre caçarolas e sertãs e para o que serve cada um dos objectos. A diferença entre farinha e fermento, entre sal e açúcar e também descobrir se o fogão e o forno são a gás ou eléctricos. É que, neste ultimo caso, não é necessário usar fósforos ou isqueiro para ligar os discos.

-Procure ou adquira um bom livro de receitas para principiantes. Estas devem ser curtas e de preferência ilustradas com esquemas fáceis.

-Tente iniciar-se com algo simples, como a cozedura de um ovo; Depois tente seguir à risca a receita de uma sopa ou de uma omoleta. Não se sinta frustrado/a se a omoleta ficar com o aspecto de ovos mexidos, semi-crus. Ainda será comestível e serviu-lhe de experiência para a próxima vez.

-No dia em que a comida não fique agarrada ao fundo do tacho, panela, ou frigideira, eis que deu o primeiro grande passo. Apesar disso não se entusiasme e mantenha sempre por perto o extintor e o número dos bombeiros da sua área.

-Siga as receitas à risca respeitando cuidadosamente as quantidades e os tempos.

-NUNCA, JAMAIS e em caso algum, faça experiências culinárias ou tente inventar o que quer que seja. Em culinária, todo o essencial está já inventado e foram especialistas que o fizeram, não meros amadores iniciados.

-No caso de desrespeitar este ultimo conselho, por favor não me convide para jantar e não viva sequer perto de mim.


-Na segunda lição falaremos de micro-ondas.

Sem comentários: