segunda-feira, setembro 13, 2010

Despertares

Gatos   LUA 2.0
A minha amiga "Papel" de 16 anos morreu ontem na minha ausencia mas na minha cama. Era quase cega e foi uma mãe dedicada uma, irmã atenta, uma companheira em todos os momentos.
Agora sim.. vivo realmente sozinho! Fazes-me falta  Papel.

-Abriu primeiro o olho direito e depois o esquerdo com esforço considerável. Esticou-se lenta e preguiçosamente, delicadamente como uma flor que abre as pétalas ao sol primaveril. Era a elegância dos gestos, a lentidão quase pensada, com que esticava cada um dos membros e com que tacteava com os dedos alongados, o sofá em que adormecera. Olhou em volta e abriu a boca no seu ritual de acordar, leeeenntameeeente e bocejou.

-Parou apenas um momento e respirou profundamente. Era como se visse o mundo pela primeira vez. Como se a cada despertar tudo fosse novo, diferente e belo para si. A cada despertar uma vida nova dentro de um dia novo. Olhou o sol lá fora, invernoso e pálido, mas brilhante e quente e desejou-o acima de todas as coisas. Desejou deitar-se sob ele e absorver-lhe com a pele o brilho e o calor e ficar assim para sempre nessa indolência sem pecado.

-Reparou com especial atenção no movimento de um pequeno ramo que oscilava para lá da cortina da janela e projectava a sua sombra. Recordou-se de outros despertares, de outros ramos ondulantes e vagamente de acordar com companhia ali a seu lado. Sentiu uma saudade indescritível.

-Desceu até ao chão que pisou mansamente com passos decididos e silenciosos como se dançasse uma complicada coreografia mil vezes ensaiada. Sentou-se no chão tépido, aquecido pelo sol da manhã e gozou a sensação. Começou então, devagar, a lamber as patas e depois o resto do pelo.

(Repostagem de Dezembro, 22, 2005)

8 comentários:

Filipa disse...

Veridica ou não, entendo esta mensagem... Adoro gatos e, infelizmente, vi neste mesmo ano as minha duas gatas de 15 e de 12 anos partirem... Compreendo...

Com-Traste disse...

:O(
miminho Ti Rui

aquelabruxa disse...

:(
amo gatos.

Bia Farias disse...

visit me =]


.cry

love cats

Bia Farias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alien David Sousa disse...

Sinto nuito Rui. Eu recentemente tive um gato (bono) que foi assassinado por um veternário IMBECIL. Fiquei comovida com este teu post.

Beijinhos e coragem

aquelabruxa disse...

apesar de nao ser uma historia triste tu nao imaginas como andei dias a pensar na papel a "adormecer" na tua cama na tua ausencia. quer dizer, o que me entristeceu foi ela ter partido na tua ausencia. mas como foi na tua cama... esta tua historia da-me sempre vontade de chorar.

estouparaaquivirada disse...

...dia triste esse.
Compreendo essa perda e sei que custa muito.
xx