terça-feira, dezembro 04, 2007

António Costa pede empréstimo de merceeiro













-Será que António Costa ignorava a real situação financeira da CML?

-Não o creio, pois se assim fosse seria um mau candidato e consequentemente um péssimo presidente de Câmara. E no entanto foi eleito por entre promessas de saneamento financeiro, promessas de melhoria e racionalização, cortes nas despesas, aumentos de receitas e fim do endividamento municipal.

-Então como explicar este súbito afã em contrair empréstimos para saldar dividas? Será que devendo ao banco a divida deixa de ser divida? Serão menores os juros bancários dos que os que pura e simplesmente não existem no pagamento aos fornecedores camarários?

-Não sou economista nem administrador mas se em vez de presidente de Câmara, António Costa fosse “Pai de Família”, chamar-lhe-ia incompetente, desregrado e mau pai de família. Não é com certeza com “contas de merceeiro” (*) que há-de conseguir devolver a saúde financeira à Câmara de Lisboa; nem apontando o dedo às administrações anteriores. Essas são estratégias de “Chico-esperto” sobejamente conhecidas e demasiado usadas. António Costa sabia bem o estado financeiro da Câmara, está onde quis estar, onde o quiseram os cerca de 10% dos lisboetas que nele votaram e está lá para trabalhar e não para ameaçar infantilmente que se vai embora se o contrariarem. Está lá, não para aumentar ou transferir dividas mas para as saldar. Está lá para negociar com respeito pela oposição e não para ameaçar ou desistir a cada dificuldade. Caso contrário não será nunca bom presidente.

- Hoje, ele teve a sua "vitória de Pirro" mas os lisboetas concerteza tiveram mais uma derrota que eles e nós todos teremos que pagar.


(*) - Que me desculpem os merceeiros mas não fui eu quem inventou a expressão. Penso aliás que nenhum merceeiro ao ficar à frente de uma mercearia endividada contraíria um empréstimo bancário para saldar as dividas ou ameaçaria ir-se embora e pendurar o letreiro de "FECHADO".

2 comentários:

Porca da Vila disse...

Olá Rui,

Estes milhões vão dar um jeitão para preparar o terreno para as próximas autárquicas... Que os credores bem podem esperar!

[O 'Braganzónia' tem novo endereço em " http://braganzonya.blogspot.com/ ". Peço-te que corrijas o teu 'link' para lá. É fácil, basta trocar o 'i' por um 'y'.
O blog velho [por culpa minha] anda por aí perdido, está a desaparecer aos bocados e não tenho qualquer acesso a ele. Estou a tentar recuperar o que puder, daí que não tenha tido tempo para visitar os amigos.]

Um Xi Grande

SA disse...

talvez este empréstimo bancário possa ser uma bao saída... a ver vamos. por enquanto fica o benefício da dúvida