sexta-feira, maio 06, 2011

“Notícias Positivas!”

IN-PROVAVEL rtp 2

RTP 2 O lamber das feridas e a falsa reflexão

Desde sempre tenho uma preferência pela RTP 2 por várias razões. O “Acontece” era lá; passava cíclos semanais de cinema de autor ou temáticos muito interessantes; não passava telenovelas. Teve sempre séries de boa qualidade e bons programas de divulgação.

Hoje, dei por mim a ver um programa acerca dos novos emigrantes portugueses. Até aí nada de mau. Jovens com sucesso em diversas áreas: Ciência, Informática, Cinema… Gente de sucesso.

Depois ao pensar um pouco melhor o meu sorriso de satisfação parva foi-se dissolvendo. Afinal aquilo nem documentário poderia ser chamado. Não passava de dispendio de suporte de imagens e som feito com o exclusivo objectivo de lamber as feridas de um país de castrados e estéreis que somos nós.

Temos a pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (desde que há registos). 620 mil desempregados, dos quais mais de 300 mil estão desempregados há mais de 12 meses.

Temos a segunda maior vaga de emigração dos últimos 160 anos.

Temos a segunda maior fuga de cérebros de toda a OCDE.

Temos a terceira pior taxa de abandono escolar de toda a OCDE (só melhor do que o México e a Turquia).

E tendo TUDO isto em consideração a RTP 2 pretende mostrar o sucesso de meia-dúzia de portugueses fazendo tábua rasa dos milhões que penam cá ou no estrangeiro para conseguir sobreviver.

Aliás, toda esta mania recente das “noticías positivas” me enjoa de sobremaneira. Parece um misto de “Fado, Fátima e Futebol”. É como se mostrar uma mesa farta a um esfomeado lhe mitigasse a dor da fome.

Muito Obrigado Serviço Público.

Durante uns momentos tornei-me deslumbrado e feliz!

Sem comentários: