quarta-feira, junho 14, 2006

Ensino/Greve/Professores




















Esclarecimento prévio:
Não estou pessoal ou profissionalmente ligado a esta "guerra". No entanto, fico preocupado com os disparates que desde há muitos anos se fazem com o nosso sistema de ensino, com os sucessivos erros que se cometem, com a arrogancia com que é tratada toda uma classe e com a evidente demagogia com que se abordam as alterações do ensino. Isto já hoje tem consequencias funestas e as futuras com certeza serão mais graves ainda.


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Não discuto a necessidade da avaliação do desempenho de qualquer classe profissional, obviamente não discuto essa necessidade na classe dos professores.
-Não discuto a necessidade e premência do envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo educativo dos seus filhos.

Não contesto a absoluta necessidade de mudar aquilo, e é muito, que está mal no sistema de ensino nacional

-Considero sim, mais do que discutível, negativo, o anunciado procedimento de avaliação dos professores por parte dos encarregados de educação. Antes de mais deve ser salientado que a avaliação de docentes existe, e é feita já actualmente em moldes bem definidos. A medida não constitui portanto qualquer inovação, nem visa trazer nada de novo ao processo, o que com toda a razoabilidade, faz pensar tratar-se de mais uma medida avulsa e populista, destinada sobretudo a agradar ás massas pouco esclarecidas ou a alguma clientela própria.

-Parece-me pois incrível que com todas as carências que o sistema de ensino possui, se comece por colocar em causa a dignidade de quem nele mais anos sofre. Haveria sim que de uma vez por todas, responsabilizar os pais para o papel que lhes cabe enquanto verdadeiros educadores e deixar o ensino para os professores. Cada vez mais os pais e as suas associações parecem pretender demitir-se deste papel confundindo educação com ensino que sendo duas vertentes do desenvolvimento pessoal, têm no entanto agentes bem diferenciados; No caso da educação, o papel cabe aos pais e não é aceitável que de algum modo dele se desresponsabilizem, ou que invoquem razões de cariz ocupacional, cultural ou outro, para que o deleguem nos professores a quem está reservado o papel de ensinar e que nele se devem concentrar. Não é possível esperar que os professores despendam com um aluno, que por incompetência, incúria ou desconhecimento familiar, não possui os mais básicos rudimentos de comportamento, o tempo que deveriam despender a ensinar a toda uma turma, matéria lectiva. Esta é no entanto, uma muito real e vulgaríssima situação, e dela resulta um generalizado prejuízo para todos os alunos e para a prática do ensino, para além de incontáveis situações de extrema e grave indisciplina escolar.

-Recordo-me bem, que quando no passado alguém sugeriu uma maior responsabilização dos pais para com os actos cometidos pelos filhos em ambiente escolar; Então, todo um coro de vozes de associações de pais se levantou em uníssono protesto. Tal atitude, na altura pareceu-me uma tentativa de desresponsabilização ou ainda pior, uma recusa em assumir a responsabilidade que é naturalmente a responsabilidade de ser pai. Interessante, é que logo após os primeiros rumores acerca da introdução da tal “Avaliação” de professores pelos encarregados de educação, apareceu na televisão um senhor façanhudo, afirmando do alto da sua iniquidade e em nome de uma ou de todas as associações de pais, que hoje em dia os pais são pessoas evoluídas e capazes e que existem pais médicos, engenheiros, advogados perfeitamente habilitados (apalavra é minha), para fazerem a dita “avaliação” . Ora aqui uma de duas: ou é necessário ter habilitação superior e isso eliminaria os pais, pedreiros, operários, sapateiros e empregados comerciais entre muitos outros, ou o referido senhor é um oportunista, demagogo, ressabiado e um mau representante dos pais deste país.

-Não me parece difícil concluir que se esta medida avançar, será mais uma vez uma machadada dificilmente irreversível no sistema de ensino. Trará consigo, muito naturalmente um clima de crispação entre pais e professores, com estes a sentirem com toda a naturalidade, uma ainda maior pressão no sentido de deixar que os alunos transitem de ano com ou sem mérito. Fará dos professores meras peças de uma engrenagem avaliada por quem por ela muitas vezes não se interessa minimamente.

-Se realmente a Sr.ª Ministra quer melhorar algo no sistema de ensino deveria começar por reduzir o número de alunos por turma e não por tomar medidas avulsas como a de contratar professores suplementares de Matemática. Assim seria possível que as aulas funcionassem talvez não idealmente mas pelo menos melhor. Será que a senhora julga que o problema é apenas com o ensino da matemática? Será que a senhora realmente conhece a pasta que governa?


Rui

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