segunda-feira, agosto 27, 2007

Nelson Évora / Portugal país de saltadores










-Portugal é um país de saltadores.

-Já o sabíamos, mas eis que agora tal facto é reconhecido internacionalmente.

-Portugal está cheio de saltos ao longo da sua história. Logo nos primórdios da sua fundação foi tomado de (a)ssalto por D. Afonso Henriques. Depois foi sempre de (a)salto em(a)salto que nos expandimos até ao Algarve. Então, talvez por já terem esse hábito arreigado, os portugueses deram novos saltos: primeiro até Africa e logo depois até à Índia e Brasil.

-Demos o salto para a Republica, saltou-nos o corporativismo em cima e mais tarde saltamos nós fora dele. A cada eleição que passa, os eleitores dão mais um “salto no escuro” e todos nós damos saltos bem altos com o aumento dos combustíveis e das taxas de juro. Saltamos de fúria quando o nosso clube perde, quando nos encerram escolas e centros de saúde ou sempre que nos perdem para apertar mais um pouco o cinto. “Salta-nos a tampa” com a desfaçatez de alguns governantes e (a)ssalta-nos a tristeza de cada vez que pensamos que deveríamos ter dado “o salto” para outro país qualquer onde seríamos (a)ssaltados pelas saudades da “terrinha natal”.

-Temos saltitões, saltaricos, salteadores e saltos altos mas hoje quase me saltou uma lágrima ao ver saltar o Nelson Évora e com ele e por ele saltei de alegria.

-Talvez nos possa servir de exemplo e nos ensine a dar o tão necessário, urgentíssimo e sempre adiado salto para o progresso e para o desenvolvimento.

-Saltemos então!

2 comentários:

kakauzinha disse...

Cada vez que um dos nossos desportistas é brindado com uma vitória realmente damos um salto de contentes.

Nós mulheres também saltamos de salto alto ainda que seja um pouco arriscado, mas noblesse oblige, há que mostrar o nosso contentamento para desvanecer um pouco o nosso descontentamento ao vermos tantos salteadores a pulular por aí e nós a braços com uma arca perdida, já vazia, e sem grandes perspectivas de voltar a mostrar riqueza.

Grandes saltos deve dar o Afonso na tumba! E não só ele, também o Henrique que, saltinho a saltinho pela rosa dos ventos levou esta nação ao apogeu, cantada por um Camões que sabia lá ele que as armas e os barões assinalados um dia veriam entrar por cá, a salto, tanto salteador!

Bem, voltando ao desporto, também já tive os meus singelos momentos de glória. Quando era jovem, era mesmo boa no salto em comprimento. Hoje sou mais uma salta-pocinhas porque os meus saltos agora abrangem outras áreas.

Tal como V.Exa.,também espero que um dia possamos dar o tão almejado salto para um futuro melhor.

Saudações saltitantes.

Alien David Sousa disse...

E o Nelson saltou com uma facilidade para a medalha de ouro, como se aquilo fosse tão fácil.

Bora colocar bandeiras nas janelas?Será que alguém se lembrou?

Beijinhos