sábado, abril 29, 2006

Tempus Fugit














Nasceu ao soar da primeira badalada do relógio da torre.

Disse papá e mamã quando se ouviu a segunda.

À terceira badalada, escreveu o seu primeiro poema.

Quando a quarta se ouviu, teve a primeira paixão carnal.

Quando a quinta badalada tocou, entrou na universidade.

Ao sexto toque do relógio, terminou o doutoramento.

Ao sétimo toque, casou próspero e feliz.

Tornou-se célebre, rico e famoso quando soou a oitava badalada.

Ao som da nona, foi conhecer o neto a Paris.

Ao toque da décima, jubilou-se.

Quando soava a décima primeira badalada do relógio da torre, morria feliz rodeado da numerosa família.

À décima segunda toda a gente o tinha esquecido.

Rui

quarta-feira, abril 26, 2006

Diálogos IX



























-Queres vir comigo?

-Onde, quando, para quê, porquê?
-...E se eu apenas te amar?

Yur Adelev in "Frases Soltas"

Rui

domingo, abril 23, 2006

Eu sou um palhaço!













-Tenho oitenta e três anos, uma reforma vergonhosa, filhos e netos que só vejo no Natal, contas que não posso pagar e uma vida inteira de trabalho. Outros que têm a minha idade entram em sentido contrário em auto-estradas porque elas são confusas. Eu sou mesmo um palhaço!

-Vivo num país em que quem tem dinheiro foge à Justiça para o Brasil, regressa em liberdade e é eleita Presidente de Câmara. Logo: …sou um palhaço!

-Tenho um primeiro-ministro que faz férias na neve e safaris em Africa. Antes e depois congela aumentos e progressões de carreira que eu mereço e pelas quais trabalhei sempre; Obriga-me a trabalhar mais anos para que me reforme, nomeia amigos e os amigos nomeiam outros amigos e ainda tem a lata de me pedir sacrifícios e de me falar da crise. Sim, a mim fala-me de crise, …porque eu sou um palhaço!

-Estou no meu carrinho para ir para o emprego a ouvir falar de crise em todas as notícias e quando olho para o lado, vejo um rapaz de 22 anos num Mercedes que eu nunca poderia sequer sonhar ter. Ele ou o pai dele são culpados de algo muito grave com certeza, e eu? Eu sou um palhaço!

-Um careca com um excelente implante de cabelo, desgraça uma câmara municipal do norte do meu país, é nomeado ministro, deixa de o ser, perde eleições, aguarda um pouco enquanto se passeia de jipe Mercedes com, …imagine-se, MOTORISTA; É depois nomeado administrador da GALP. Bolas, ele pode ser careca mas eu sou um palhaço!

-Tenho vinte e poucos anos passados a estudar à custa do esforço e sacrifício dos meus pais. Tenho um curso superior e vontade de trabalhar. Tenho amigos que trabalham em instituições governamentais apenas porque os tios são aí directores. Sou actualmente ajudante de peixaria de uma grande superfície. Ainda bem que a minha licenciatura era Biologia Marinha. Sim ainda bem, para saber que sou um verdadeiro palhaço.

-Tenho 47 anos e trabalhei desde os 14 na mesma fábrica onde o meu pai e o meu avô trabalharam sempre. A empresa encerrou deixando por pagar 18 meses de ordenados e 115 pessoas no desemprego. O Proprietário mantém as suas casas em Lisboa, Algarve, Ibiza e Brasil, bem como a quinta no Douro, um barco em Vila Moura e todos os automóveis que possuía. Eu… mantenho a família viva à custa da arte de sapateiro, mantenho alguma dignidade e pouca esperança no futuro dos meus. Mantenho também a certeza de ter sido toda a vida um verdadeiro palhaço, triste mas ainda assim palhaço.

-Sou professor, cometi o “erro” de desejar ter uma família como toda a gente. Estive sempre nos primeiros 18 anos de carreira a mais de 80 quilómetros dela. Quando menos recebia tinha que pagar duas casas, gasolina, portagens, e cheguei quase a passar fome. Perdi uma boa parte do crescimento dos meus filhos enquanto adorava ensinar os filhos dos outros; Esforcei-me sempre o mais que pude sem ter muitas vezes os meios que necessitava, para os alunos e por eles. Fui insultado, tentaram agredir-me, riscaram-me o carro, não me aumentam e exigem-me que trabalhe nas escola e o volte a fazer quando chego a casa. No entanto ainda gosto do que faço, mas parece que nem pais, alunos ou ministras o entendem. Tudo isso apenas porque é por vezes difícil entender um palhaço e eu… sou apenas mais um palhaço!


NOTA:“Nenhuma das situações aqui relatadas reflecte qualquer situação real que o autor verdadeiramente conheça. Trata-se unicamente de situações imaginárias e ficcionadas e como tal impossíveis de existirem na vida real.”

Depois de feito tal esclarecimento também eu afirmo que sou um palhaço, embora nutra enorme respeito e estima por todos aqueles que o são profissionalmente.

Rui

sábado, abril 08, 2006

sexta-feira, abril 07, 2006

Confissões de um Indeciso












-Sempre, ou quase sempre, pensei em mim como uma pessoa hesitante. Quer dizer, hesitante e por vezes com dúvidas. Mas apesar disso nunca entendi muito bem o que são as certezas e talvez por isso tenha tantas dúvidas e hesitações. “Na realidade, não tenho a certeza de nada o que não significa que duvide de tudo”, acho que li esta frase em qualquer lado mas não tenho bem a certeza onde.
-Quando se decide algo, é um acto definitivo, está decidido, resolvido, encerrado e já não há nada a fazer excepto claro, se mudarmos de ideias e decidirmos o contrário do que decidira-mos antes. A isto também se chama hesitar, embora eu, quer por hábito quer por vício, não goste de chamar ás coisas nomes definitivos de que, quem sabe, me possa vir a arrepender mais tarde ou mais cedo. Peso e repeso sempre tudo antes de tentar tomar uma decisão, até me peso a mim várias vezes por dia por não estar bem certo se devo emagrecer, ou se pelo contrário devo ganhar mais algum peso. Penso todas as coisas repetidamente e depois deixo que alguém ou a providência, decida por mim. É mais prático e evita que volte a pensar de novo tudo o que pensei antes, embora ainda não esteja convencido que este seja o melhor modo de proceder.
-Apesar de tudo considero, na maior parte das vezes, as decisões como coisas muito importantes e isto, talvez seja o que me complica o acto de decidir; Por outro lado talvez o simplifique, porque se afinal não decido nada, é porque não tenho nada que decidir o que quer que seja.
-Sou, como já me chamaram, “um viciado em alternativas”, até nas tauromáquicas que na realidade é a tomada da decisão de ir para os cornos do touro e não deve ser nada fácil de tomar.
-Deixo portanto tudo à sorte, à sorte ou ao azar e mando à fava as decisões; Outras vezes no entanto, faço exactamente o contrário ou nem chego a fazer nada. Porque uma pessoa que não hesite é uma pessoa decidida e eu decidi ser hesitante. Disto tenho eu a mais absoluta das certezas… ou talvez não.

Rui

quarta-feira, abril 05, 2006

Diálogos VIII























-Desculpe… podia fazer-me um favor?
-Com certeza. Aguarde só um momento.

Dois momentos depois.

-Ora cá está o seu favorzinho e acabadinho de fazer.
-Mas, este é redondo…
-Neste momento só temos material para fazer este tipo de favor, lamento.

Rui

terça-feira, abril 04, 2006

In-Provavel Abril












-Abril é o Mês da Primavera, dos passarinhos, dos dias mais longos após o Inverno chuvoso.
-Regressam as andorinhas e as primeiras borboletas, abrem as flores, nascem os primeiros frutos e bagas.
-Abril é mês de comemorar uma revolução de que muita gente já se não recorda e mês de dias mais amenos.
-Abril começa com o dia dos enganos como todos os dias em todos os anos.
-Abril é nome de música, de gente, de mês, de esperança, de renascimento, Páscoa e ressurreição.
-Abril é o mês de todas as Camélias na minha cidade.
-Abril é o mês do Carneiro e do Touro.
-Abril do dia de S. Leónidas que é o meu dia.
-Abril é o meu mês.

Mas por vezes, …neva em Abril.


Prince:

"Sometimes it snows in april
Sometimes I feel so bad, so bad
Sometimes I wish that life was never ending,
But all good things, they say, never last

All good things that say, never last
And love, it isn’t love until it’s past."

Rui

segunda-feira, abril 03, 2006

Metade do número da besta





















Já nos tinham tirado as medidas, agora eis que nos são dadas de volta.

Rui