quinta-feira, dezembro 14, 2006

Futebol/Futurobol










- Os jogadores acabam de entrar em campo, o público ainda não. Espera que pelo menos o jogo comece. Mas… o que é isto? Uma jovem loira acaba de entrar nua em campo e é agora perseguida por elementos do corpo da PSP. Do corpo de intervenção, está-se mesmo a ver. O ambiente é de grande excitação. Sobretudo para os efectivos do corpo de intervenção.
-O árbitro prepara-se para dar início ao desafio, mas não sem antes receber do presidente de um dos clubes, um relógio de ouro e de seguida agradecer ao presidente do outro clube, o convite para tomar café na residência deste. Eis que agora coloca o apito dourado na boca e que sopra para dar início ao embate que se prevê aceso.
-É Josézito Socrates quem dá o pontapé de saída na direcção de Anibalinho, este devolve a Josézito Socrates que já corre pela esquerda. Não, é pela direita que ele corre; este jogador diz-se esquerdino mas quer sempre correr pela direita. É um liberal! Tem agora pela frente Marquez Menendes, a quem dribla com facilidade e ultrapassa – dada a sua pequena estatura. Olha para o centro-direita em busca do apoio de Anibalinho. Este recebe a bola, o que só acontece por se estar ainda no início o jogo. Mais lá para a frente se verá… Incrível! Anibalinho chuta a bola com demasiada força e esta… perde-se em direcção ao Tribunal Constitucional.
-A bola é reposta e são já os jogadores da equipe laranja quem se prepara para atacar. Lewis Philip Meneses pede a bola na zona central; mas não lha passam. Parece impossível… Sendo este ex-jogador Gaiense um dos poucos que tem sempre remado contra a maré de azares que esta época afecta os Laranjinhas. É agora Luiz Marqez Godés que pára à entrada da grande área e atrasa na direcção de Deus Piño, que para não sujar os calções perde a bola pela lateral.
(…)
- A bola é reposta em jogo, com um lançamento que poderíamos dizer quase filosófico de Carrillo. Este, juntamente com Manolo Alegrete, têm frequentemente sido apanhados em fora de jogo posicional, tendo até o segundo, estado em dúvida para este jogo, por questões disciplinares ocorridas no seio da sua equipa.
(…)
- Do banco, o treinador Marcelo Sousa não se cansa de falar para dentro do campo enquanto olha para o relógio. Isto, em total contraste com o “treinador-rosa” Mário Sónares, que dorme a bom dormir desde o apito inicial.
(…)
- Falta pouco tempo para terminar a primeira parte, quando “os laranjas” se aproximam da grande área adversária. Marquez Menendes confiante na sua técnica de jogo tenta transpor os adversários, mas definitivamente falta-lhe a estatura e acaba por se estatelar à entrada da meia-lua. Entra Sita Ciábra, a massagista de serviço e de egos, para assistir o pequeno jogador que se contorce no relvado.
-Toni Monte-Alvão Maxshade, protesta entretanto com o juiz da partida acerca da justiça da sua decisão de não mostrar o cartão vermelho.
-O árbitro apita para o final do primeiro tempo.
(…)
- Voltamos de novo ao vosso contacto em directo e exclusivo desde o Estádio de Sítio, onde se disputa este desafio que se tem pautado pelas características que o caracterizam.
-Temos connosco um reputado comentador, conhecido pelo seu cabelo comprido e pelo modo como se senta em frente das câmaras de televisão.
-Nono Rodízio, como tem visto quer o jogo quer o comportamento da assistência?

NR - Bem, se pode caracterizar-se de algum modo este jogo, pode caracterizar-se como: “chato”, “aborrecido” e como um “verdadeiro roubo” a todos os que tem bilhete de identidade da República Portuguesa.
-As equipas têm estado iguais ao que se sabe que são: inoperantes e tímidas. Os melhores ataques, foram feitos pelos rosas; especialmente os ataques aos juízes, aos professores, aos funcionários públicos e o mais recente aos militares. No entanto, falharam no ataque: à pobreza, à lentidão da justiça, ao desequilíbrio social, ao atraso económico, às listas de espera na Saúde e até, imagine-se, falharam o ataque aos fogos no último Verão.
-Por seu lado os laranjinhas, não tem sabido,
desde a transferência do anterior capitão (Durão Argiloso), jogar em equipa: falham passes, não conseguem intercepções e não são capazes de resolver no balneário os seus problemas internos.
-Relativamente ao público aqui presente, a situação é confusa. Senão vejamos: existem duas claques vermelhas, sendo que uma, a mais ruidosa, não pára de lançar o que aparentemente são bombas de fumo; que fazem com que quem se encontre perto ria disparatadamente e diga idiotices. Ao passo que a segunda claque vermelha já trocou vários elementos de lugar, sempre que estes não gritam o mesmo que o líder de bancada. Líder esse, que apesar da juventude, apenas tem um grito de apoio: “Avante Camarada, avante!”
-Enquanto isso, na claque azul-amarela, o lider discute constantemente com um grupo para lamentar que quer o regresso do anterior lider de claque.

- Foram as primeiras análises possíveis e eis que se retoma neste momento a partida.
-A única substituição ocorre na equipa rosa. Para o lugar de Frétes do Amaral, que saiu com problemas nas costas e na ambição. Entra Luís Armado que regressou à pouco de um jogo no Líbano.
-Toni Pinho corre pela lateral como se fosse ao volante do seu bólide mas tropeça com aparato na linha de meio campo e acaba por perder a bola para Rui Riodouro - que não dá bola para ninguém e que sozinho quase marca um golo. Não esqueçamos que foi numa jogada assim, que no jogo contra o Ministério da Cultura, Rui Riodouro marcou um importante tento ao fazer um túnel à guarda-redes Pires de Lama.
(…)
-Agora é Mário de Lurdes Rodrigues, quem a passe do capitão corre desenfreadamente embatendo em toda a gente e deixando cair a bola com perigo. Tropeça desajeitadamente com as mãos nos pés e acaba por sair pela linha de cabeceira sem bola e sem remissão.
-A assistência assobia um tango e os jogadores rodeiam o árbitro que marca a Mário de Lurdes Rodrigues uma falta de Educação.
(…)
- O árbitro marca agora um livre contra os laranjas que contestam fracamente. O Árbitro consulta o juiz de linha e acaba por o expulsar.
(…)
- Desde à minutos que Tó Bitorino se encontra a fazer exercícios de aquecimento. Será desta vez que irá entrar em jogo? É que este ponta de lança quase sempre fica no banco, desde que regressou ao clube depois de jogar na Europa.
(…)
-Hermético Loureiro salta e consegue ganhar a presidência da Liga de futebol. Ali mesmo junto à linha de cabeceira e entramos no período de descontos, que daqui me pareceu serem 2 anos. Enquanto isso junto ao grande circulo há um ajuntamento e pelo menos dois jogadores trocam insultos; são eles: Beto Jardim e Carlos Lebre.
(…)
-Toni Costas Largas chuta na direcção do árbitro que marca um livre e foge com a bola em direcção aos balneários. O público protesta e detesta. A polícia intervém a pedir sindicatos e gera-se a confusão generalizada. Os militares passeiam-se agora pelo meio do campo e fuzilam um dos guarda-redes e o encontro termina pela última vez.

-Assim chega ao fim o encontro. Com o resultado nulo que se ajusta perfeitamente ao decorrer do jogo. Chega também ao fim a nossa transmissão com exclusivo patrocínio do Ministério da Saúde e não esqueça: “Se engravida amiúde e já tem idade, procure o ministério da saúde, não vá à maternidade!”
-A emissão segue a partir dos nossos estúdios. Boa Tarde a todos!

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

Rui, rui LOL
Brilhante jogo

" este jogador diz-se esquerdino mas quer sempre correr pela direita. É um liberal! "

Não posso fazer copy/paste de toos os momentos do jogo que adorei. Escolhi este porque é tão óbvio e parece que ninguém o vê.
bjs