terça-feira, setembro 19, 2006

É só Saúde!












O ministro da Saúde admitiu a criação de novas taxas moderadoras para sectores que actualmente são gratuitos para os utentes, como o internamento ou a cirurgia de ambulatório. "Este tipo de receitas é mínimo" para o Serviço Nacional de Saúde, disse o ministro, justificando a criação destas novas taxas com objectivos mais estruturais, como a moderação do acesso e a valorização do serviço prestado.

A taxas moderadoras que actualmente existem - que representam uma receita de 40 milhões de euros por ano - o ministro disse que serão actualizadas no próximo ano, consoante o valor da inflação, tal como aconteceu este ano.

Constituição da Republica Portuguesa, artigo 64 (saúde) que diz assim:

2 - O direito à protecção da saúde é realizado:

a) - Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito.

Quanto à moderação do acesso, realmente já bastavam as listas de espera para impedir os portugueses doentes de se fazer operar à falta de melhor coisa para fazer.

-Hei! Que fazes este fim-de-semana?
-Não tenho nada marcado...
-Que tal se fossemos operados à vesicula, já que é de borla?
-Oh..., já fui e não dei valor nenhum à operação!

2 comentários:

Enfim... disse...

tenho pessoas em casa que trabalham na area da saude, acredita que é horrivel viver com situações destas, esse teu ultimo comentário :
"Hei! Que fazes este fim-de-semana?
-Não tenho nada marcado...
-Que tal se fossemos operados à vesicula, já que é de borla?
-Oh..., já fui e não dei valor nenhum à operação!"
As pessoas umas tem a mania das doenças, outras estão reformadas acham por bem passar o tempo nos centros de saude e hospital, outras porque acham que pode ser uma segunda casa e ainda outros que estão realmente doentes e que ficam sempre ou esquecidos ou para ultimo...
Mas tambem acredita que já pensei numa solução para isto, mas não encontro é meramente impossivel, não há nada a fazer, as pessoas é que deviam por a maozinha na consciência, á pessoas a sofrer.
Por conhecer bem a profissão, ser médico é horrivel, por vezes o ordenado compensa, mas aquilo com que se deparam no dia a dia é horrivel, e meter na cabeça dessas velhinhas que não estão doentes?! Velhinhas e não so.Bjokas mt bom post

Alien David Sousa disse...

Um país mede-se pelo sistema de saude que tem.É tudo o que tenho a dizer.
bjs
p.s isto dito por uma alien que vai ter de ser operada ao joelho , mas shhhhhhhhhhhhhhhhhhh é segredo.